Saúde

Com tecnologia e humanização, UTIs do hospital da Unimed JP se destacam pela excelência


22/07/2024

Saber que um parente ou amigo precisa ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) gera angústia e medo. Mas, esses sentimentos podem ser amenizados quando se conta com uma estrutura adequada e uma equipe preparada para o atendimento, dentro de um conceito de humanização que faz toda a diferença nessa situação. Com um projeto que alia tecnologia, humanização e uma equipe qualificada, as UTIs do Hospital Alberto Urquiza Wanderley (HAUW) têm se notabilizado por resultados de excelência.

Serviço de alta complexidade que integra a rede própria de atendimento da Unimed João Pessoa, o HAUW é equipado com quatro UTIs para atendimento adulto (uma cardiocirúrgica, duas clínicas e uma geral), totalizando 35 leitos; e um UTI Neonatal, com 13 leitos. As unidades contam com médicos intensivistas plantonistas (modelo vertical) e médicos intensivistas diaristas (modelo horizontal).

Esta estratégia assistencial, utilizada nos grandes centros e implantada na Unimed João Pessoa na pandemia, é responsável por melhoria na qualidade do desfecho clínico com ganho inequívoco de eficiência. O médico diarista (horizontal) tem uma visão integral da evolução do quadro clínico e tratamento dos pacientes, o que possibilita uma tomada de decisão mais rápida e assertiva, além de reforçar os laços de confiança com os familiares.

A equipe de diaristas das UTIs é composta ainda por 108 profissionais de enfermagem, além de fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e dentistas. Estes se somam aos médicos plantonistas formando uma equipe multiprofissional disponível presencialmente 24 horas por dia.

INDICADOR DE QUALIDADE

O indicador mais utilizado para avaliar a qualidade de uma UTI é a Taxa de Mortalidade Padronizada (TMP), que corresponde à relação entre a mortalidade esperada para o serviço e aquela de fato observada. Uma TMP menor que 1 indica que a mortalidade foi menor que a esperada. Todas as UTIs do Hospital Alberto Urquiza mantêm uma taxa de mortalidade padronizada menor que 1. Em outras palavras, apresentam eficácia clínica.

Uma das estratégias inovadoras de cuidado utilizadas nos pacientes das UTIs são os “rounds multidisciplinares”, momentos em que a equipe multiprofissional se reúne para debater o quadro clínico de cada paciente e assim definir a melhor conduta a ser adotada. “É um trabalho de uma equipe focada na recuperação do paciente. Nosso maior propósito é devolver esse familiar ao seu lar na melhor condição possível”, declarou a gestora operacional do Hospital Alberto Urquiza, Yuzeth Brilhante.

VISITA ESTENDIDA

Algumas práticas de cuidado e acolhimento são extensivas à família. É o caso da visita estendida, que o Hospital Alberto Urquiza Wanderley adota desde 2017. Através dessa iniciativa, o paciente tem direito a ser acompanhado no leito por um familiar ou pessoa próxima por um período de 12 horas durante todo o tempo de internação.

Isso traz conforto para o paciente e para a própria família. Antes, a UTI era vista como um espaço pouco acessível, o que gerava angústia para os familiares. Com a visita estendida, os parentes podem ficar perto da pessoa querida, diminuindo a ansiedade e melhorando a comunicação com a equipe multiprofissional. O acesso segue protocolos rígidos de segurança.

Para o paciente, um dos grandes benefícios da visita estendida é a redução do delirium, condição em que a pessoa perde a noção do tempo por conta da internação. Outro ponto positivo é a diminuição do tempo de hospitalização.

“O tempo de permanência médio na UTI geral no nosso hospital gira em torno de seis a sete dias enquanto que em pacientes de mesmo perfil, em outras unidades, observamos o tempo de permanência médio de oito a dez dias. Essa redução muito se deve a esse componente de humanização”, explicou o intensivista Erick Albuquerque, supervisor das UTI do Hospital Alberto Urquiza.

QUALIDADE RECONHECIDA

Esse trabalho é reconhecido e certificado por instituições que avaliam a qualidade e eficiências das Unidades de Terapia Intensiva. Em junho deste ano, as UTIs Geral, Cardiocirúrgica e Clínicas 1 e 2 receberam o certificado de Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pela empresa de sistema de gestão Epimed Solutions.

As UTIs também são certificadas pela Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral (Braspen) e pela Nestlé em razão da qualidade dos protocolos de nutrição implantados. Em âmbito estadual, as UTIs do HAUW receberam um certificado da Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa-PB) pelas boas práticas de segurança do paciente.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.