Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Paraíba

Sucessão 2020 em João Pessoa expõe ideias e projetos novos, muito além dos nomes veteranos da cidade


18/08/2020

Foto: autor desconhecido.

Embora o processo esteja sendo startado na atualidade em nova conjuntura, a sucessão na Prefeitura de João Pessoa já dá sinais de que o eleitorado começa a conviver com propostas e caras novas, muito além dos nomes mais conhecidos por terem já administrado a cidade. Desta feita, há quem exponha alternativas que podem ainda gerar efeitos nos eleitores.

Esta síntese vem, a propósito, de vários movimentos de partidos e pré-candidatos chamando a atenção pelo sentido inovador no trato dos velhos e novos problemas da Capital a exigir formas reais de solução.

Nesta segunda-feira, por exemplo, chamou a atenção o tom e histórico dos pré-candidatos João Almeida (Solidariedade), Wilson Filho (PTB) e Raoni Mendes (Democratas) no programa – “CONEXÃO MASTER”, ancorado por Alex Filho e bancada, na abordagem de suas campanhas, mesmo Almeida – dos três, o que ainda vive fase preliminar, posto que os outros dois já têm projeto delineado e com efeitos pela forma da abordagem dos problemas.

João Almeida garante ser candidato até o final e diz ser possível fazer mais e melhor. Ainda elabora equipe e projetos.

Ficou evidente que há uma nova narrativa quando, por exemplo, Wilson Filho expôs estrutura lenta na PMJP no trato das várias áreas, a exemplo da educação, onde disse que a gestão deixou de fazer mais de 20 outras creches por falta de projeto.

Mas, chama a atenção que ele discursa em cima de dados e projeta propostas, como o Cartão “João Pessoa JÁ”, onde serviços básicos da sociedade serão executados por essa plataforma digital, como marcar consultas, matricular alunos, etc.

NOVA ESTRUTURA

Raoni Mendes deixou claro que há tempo reúne personalidades de diversas áreas da Capital formatando uma proposta estruturante em eixos de ação que projeta novo modelo de gestão, a partir de metas, ao invés do compadrio.

A esta altura do campeonato, depois de meses de pesquisas, estudos e debates, ele demonstra conhecimento no modelo atual e se dispõe ao embate com fórmula diferente de fazer gestão pública atraindo até valores da iniciativa privada.

SÍNTESE

Há outros projetos a se considerar, como o projeto debatido em torno de Ruy Carneiro e, noutra vertente, de Anísio Maia, este mais à esquerda, mas buscando ser propositivo priorizando as bases populares.

São candidatos como estes que podem construir novidade em 2020.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.