A semana termina anotando diversas polêmicas, entre as quais a que diz respeito aos jogos lotéricos diante da decisão do Procurador Geral Cláudio Fontelles de pedir a nulidade da eficácia da lei da Paraíba que regulamenta a atividade. No estado são 10 mil pessoas envolvidas.
O argumento central da ADIN se fundamenta em recente decisão do Supremo Tribunal atribuindo à União, e não aos Estados, a legitimidade de legislar sobre jogos lotéricos.
Há no Brasil uma tendência de vincular jogos de azar, bingos, etc ao banditismo pelo acumulado, sem a devida solução, do processo histórico vivido pelo Rio de Janeiro unindo jogo-do-bicho, traficantes e tudo o que não presta. Não se fez lá, o que a Paraíba, Pernambuco, Pará, Santa Catarina fizeram pondo fim à safadeza.
Ocorre que, a sociedade brasileira temerária de ver essas atividades próximas da lavagem de dinheiro sujo tem sido bombardeada de versões únicas, que acabam gerando conceitos, alguns distorcidos.
Na Paraíba, segundo busquei levantar, foi José Américo em 55 quem normatizou o jogo-de-bicho – apenas uma entre tantas modalidades – tendo mais na frente a aprovação do Presidente Juscelino Kubitscheck e o patrocínio de João Agripino quando nos anos 60 quiseram acabar com o danado. Não conseguiram e a Lotep ampliou as atividades.
Embora, em tese, posicione-me contra questões ligadas à contravenção (não é o caso da PB), vejo oportuno que a crise atual construa de uma vez por todas uma legislação decente, capaz de regulamentar as regras com transparência.
Na prática, o Congresso Nacional está provocado a dar celeridade em matérias já em algumas comissões temáticas definindo o que pode e o que não pode para acabar com o falso julgamento de que loterias e bingos são sinônimos de banditismo. A CEF que o diga.
É a regulamentação, como nos EUA, Europa, Cone sul que pode resolver a questão gerando, na sequência, dinheiro e empregos decentes.
Primeiro movimento master
O arrastão de ontem à tarde – comecinho da boite -do candidato a prefeito de João Pessoa, Ruy Carneiro, terminando com showmício, à noite, em Cruz das Armas tem natureza diferenciada.
Pela primeira vez, militantes em grande número percorrera ruas da cidade.
Propostas de Avenzoar
O candidato do PT a prefeito da Capital, Avenzoar Arruda, ocupou o auditório da Asplan, no final da tarde de ontem, apresentando seu Plano de Governo – como havíamos antecipado na Coluna.
Trata de pontos diferenciados tendo como guarda-chuva o famoso desenvolvimento auto-sustentado. Marcou ponto.
Mais sindicalistas
Na mesma hora em que o PT puxava reunião na Asplan, ontem, o candidato Ricardo Coutinho promoveu novo encontro na sede da API para revelar novos apoios de sindicalistas.
O número constava de lista, cujo montante não foi mostrado à mídia, embora a assessoria falasse em mais de 40 apoios.
Ação de campanha.
Urnas começam a ser auditadas
Em ambiente adequado e resguardado, técnicos do Tribunal Superior Eleitoral iniciaram ontem e vão até amanhã no trabalho de inspeção sobre 5% de urnas da cidade de Campina Grande utilizadas na campanha de 2002 para o Governo.
O presidente Antonio de Pádua pediu rigor.
Rômulo quer inovar
O candidato do PSDB em Campina Grande, Rômulo Gouveia, anda reproduzindo nas conversas e comícios que dispõe de arrojado projeto inovador para a cidade.
Segundo ele, o Guia Eleitoral vai mostrar que seu programa de governo atende mais a expectativa popular.
Até lá faz corpo-a-corpo.
Veneziano em campo
Enquanto a sua assessoria jurídica impetra ações para impedir uso de peças e instrumentos de publicidade do seu adversário, o candidato Veneziano Vital constrói agenda diversificada.
Na ótica do candidato do PMDB, sua presença na disputa pela primeira vaga é atestado de que empatia com o eleitorado.
Lucas Sales e a cia de mídia não abrem o jogo sobre o que ele dirá no Guia, dia 17.
Conversa reservada no aeroporto
O senador José Maranhão anda afinado politicamente com o ex-deputado federal Álvaro Neto, atual diretor da Transpetro sediada no Rio de Janeiro.
Anteontem, por exemplo, passaram um bom tempo em confabulações em sofás reservadas no aeroporto de Brasília, certamente que não tratando das Olimpiadas.
No início da semana – é curioso, quando embarcava para Brasilia, o senador se deparou com o governador Cássio no aeroporto trocando rápido aperto de mão.
Umas & Outras
… A professora Iguatemi Lucena, atual pró-reitora de Graduação da UFPb, está aguardando apenas a conclusão do mandato para assumir cargo no Ministério da Educação, em Brasília. Mérito dá nisso.
…Impressiona a vitalidade de Dona Creuza Pires na busca de cada voto para chegar à Câmara Municipal.
… O Conselho Deliberativo do Sebrae aprovou ontem o reajuste de 6% para os funcionários depois de acordo com o sindicato. Depois disso determinou à diretoria implantação com retroativo a julho, segundo o presidente Mário Borba.
Última
“Como é que a gente voa/ quando começar a pensar…

