Política
O tom conciliador de Lula na construção de meios para superar tantos desafios se traduz em esperança na realidade
27/01/2023
Os governadores do País chegaram ao Palácio do Planalto nesta 6a feira com uma carga imensa de demandas para apresentar ao presidente Lula mas, justiça seja feita, encontraram um líder político disposto e preparado na construção de uma nova fase distante das trevas do passado recente. O diálogo é a palavra chave mais a decisão de resolver.
Embora a pauta fiscal tenha chamado mais a atenção inicial diante da gravidade do aperto do ICMS, depois que Bolsonaro adotou novo modelo pela cobrança do imposto enfraquecendo os estados, eis que Lula tratou com firmeza e habilidade para a partir deste contexto tratar do início da Reforma Tributária.
Como todos sabem, esta é uma Reforma difícil de efetivação porque os estados do Sudeste e Sul se opõem à cobrança do ICMS no destino e não na origem daí o ministro Fernando Haddad estar com essa difícil missão na conjuntura.
BNDES E CAIXA
Lula com seu perfil conciliador deixou claro repetidas vezes que não se interessa em agir com estados e municípios a partir da condição política e partidária, pois anuncia que irá a todas as Unidades das Federações sem levar em conta partido e voto na última eleição.
Determinou que todos os ministros ao irem aos Estados avisem antecipadamente a todos os deputados estaduais e governadores sua agenda de ação prática.
Neste diapasão já anunciou que o BNDES vai estar disposto a todos os Estados, da mesma forma a Caixa Econômica com os prefeitos que mais uma vez instalará espaços exclusivos para tratar de projetos com os dirigentes municipais.
Em síntese, o presidente tem construído Pontes para nova fase do País que se mantém democrático e inclusivo.
OS PLEITOS DA PARAíBA
João Azevêdo tem ocupado espaços especiais pela condição de presidente do Consórcio Nordeste sem se descuidar dos pleitos da Paraíba.
Ao presidente Lula, solicitou recursos para a versão do Piancó da Transposição do São Francisco, a conclusão da obra Acauã – Araçagi e a Transparaiba levando água ao Curimatau.
Ele ainda reivindicou recursos para o Arco Metropolitano e o Hospital de Trauma do Sertão.
Saiu muito animado das audiências.
ÚLTIMA
“O olho que existe/é o que vê…”
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.