Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

O perigo em torno do Presidente da CPI da Petrobras


06/05/2015

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}A crise estabelecida entre o presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha, e o Procurador Geraldo da República, Rodrigo Janot, pode sobrar para quem nada tem a ver com este sério enfrentamento, o ascendente deputado federal Hugo Motta, da Paraíba.

A história é simples de entender: como Eduardo Cunha anda sendo investigado pela Operação Lava Jato a pedido do Procurador Geral, tanto que o Supremo Tribunal Federal acatou a busca e apreensão de documentos no gabinete do parlamentar carioca, agora ele resolveu dar o troco ao líder do Ministério Público querendo gerar constrangimentos levando-o à CPI da Petrobras.

Ora, em sendo concretizado o intento, Eduardo Cunha vai precisar da solidariedade do presidente da CPI, exatamente Hugo Motta que, como disse anteriormente, nada tem a ver com a crise entre os dois.

Na prática, o parlamentar paraibano precisa ter pulso forte para não parecer massa de manobrar e criar dificuldades para sua ascendente carreira com o Ministério Público Federal. Convocar Janot por mero capricho pode resultar em nódoa nas relações com longevidade.

O PERIGO

O danado é que Eduardo Cunha tem tido “poder de convencimento” muito forte, não só com Hugo como diversos outros parlamentares a partir do argumento de corporativismo, ou seja, de valoração dos deputados federais.

Como se diz lá na Torre, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, portanto, Hugo precisa refletir sobre como atuar para não respingar em si problemas que não são corporativistas – a denúncia contra Cunha não é pendenga de Janot, mas de ressonância da deleção de Yousseff acusando o parlamentar carioca de ter recebido propinas.

UMAS & OUTRAS

…O Secretário de Finanças de João Pessoa, Brunno Sitonio, avalia que o nível das receitas da edilidade dependem do humor econômico nacional porque FPM, ICMS e ISS variam de acordo com a produção nos diversos segmentos econômicos.

…Ele acha, contudo, que o prefeito Luciano Cartaxo tem conseguido resultados importantes para o equilíbrio financeiro da prefeitura.

…O deputado federal Benjamim Maranhão ligou para o Colunista informando que não usou dinheiro de Gabinete para contas particulares. Houve erro de assessores, mas que o levaram a devolução de recursos com restaurante antes de veiculação de noticia sobre isso.

…Nonato Bandeira pode ser aproximar de Ricardo Coutinho mesmo.

…Hugo tem futuro.

ÚLTIMA

“Beijo por beijo não vale apena dar…”
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.