Na Espanha, ainda repercute discurso de Lula para líderes internacionais com efeitos impressionantes

Imagem Substituída

O Brasil de fato se transformou em ambiente de baixa estima e pouco respeito internacional depois do Governo Bolsonaro. Não, não é preconceito, e sim dura realidade pelo conjunto das políticas adotadas.

Perdemos, como disse recentemente Gilberto Gil, o grau de consideração conquistada tempos atrás, recentemente.

Esta introdução me traz até aqui porque há dias repercute em toda a Europa, em especial na Espanha, o discurso de estadista professado pelo ex-presidente Lula no recente encontro histórico do PSOE ( semelhante ao PT) durante a última convenção do partido espanhol.

POSIÇÃO ESTADISTA

Lula foi profundo, solidário, estrategicamente bem posicionado ao tratar dos dramas progressistas no mundo diante dos absurdos fascistas, sobretudo tendo a categoria de dialogar com o PSOE, claro da Espanha, citando com conhecimento de causa  as mudanças na Alemanha, nos países nórdicos e até nas eleições municipais da Itália.

Não tem comparação em nenhum nível ao que significa a agenda moderna e atualizadissima do ex-presidente com os anseios internacionais e o compromisso do Brasil com uma pauta à altura dos interesses do mundo.

Lula deu um show e, em videoconferência, terminou ovacionado por gerar a esperança de que o Brasil tem jeito e está em vias de superar todos os retrocessos. Lula abafou.

O QUE ACONTECEU

O Partido Socialista Operário Espanhol enterrou cinco anos de divisão interna neste sábado, na jornada inaugural de seu 40º congresso, em Valência.

O abraço entre Pedro Sánchez e Felipe González, um de seus maiores críticos dentro do partido, simbolizou o fechamento das feridas abertas e a reconciliação dos dirigentes atuais com o passado da organização.

Os socialistas saem de seu congresso mais tranquilo desde 2008 com uma reafirmação de seus princípios social-democratas, aos quais agora se somam as etiquetas verde e feminista, dois dos eixos que monopolizaram os debates dos delegados socialistas.

Na tradição da social-democracia, o partido de Sánchez aposta numa reforma tributária que, sem mexer no bolso da classe média, contribua para a “justiça fiscal” e amplie a arrecadação pública. A promessa de substituir o modelo produtivo por uma economia limpa se une às várias resoluções aprovadas para avançar nos direitos da mulher, entre elas o compromisso de proibir a prostituição.

As reivindicações feministas, em todo caso, foram praticamente o único assunto que motivou alguma controvérsia no encontro. Estas são as grandes linhas programáticas aprovadas pelos socialistas.

QUEM É

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE; espanhol: Partido Socialista Obrero Español) é um partido político da Espanha, fundado em 1879. Na atual legislatura, o PSOE preside o governo da Espanha desde 2 de junho de 2018. Faz parte do Partido Socialista Europeu.

POSIÇÃO RESPEITADA

Em síntese, Lula anda muito credenciado fora do Brasil.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo