Lula: expressão singular de um Reformista internacional

{arquivo}Não há escola acadêmica especifica que enquadre o significado do cidadão Luiz Inácio Lula da Silva. Podem chegar perto de conceitos e de dogmas universitários em torno dele, mas nunca com a dimensão do que representa o mais reformista de todos os presidentes da República, pós Getúlio Vargas, neste último caso, embora os dois se pareçam em resultados transformadores, há divergências de formação política e ideológica.

Para ser este personagem reconhecido internacionalmente, mais do que entender e viver a saga da grande massa de excluidos advindos de povos nordestinos ou de diversos centros migrando para sobreviver no Sudeste fugindo da seca – fenômeno que até hoje mutila pessoas no Nordeste, foi preciso ultimamente adotar fortes politicas sociais implodindo a mortalidade.

Há que se atestar, entretanto, a mudança real dessa tendência migratoria porque o êxodo rural tem se estancado com nova ordem econômica estabelecida de inclusão social.

A CONSTRUÇÃO

Lula, a rigor, para ser Líder nacional precisou reler e aprender as grandes teses reverberadas pelos intelectuais brasileiros e acadêmicos, mesmo sem frequentar bancos escolares como estudante, mas impondo na praxis da vida cotidiana um elenco diferenciado de Bandeiras de luta ocupando ruas e cidades, parte dessas lutas colocadas em prática no exercicio de Poder.

É que ele incorporou a lógica política predominante a partir de São Paulo, principal centro irradiador tirando do Rio esta condição – vetor , para construir o maior legado advindo de classes sociais de baixo da supremacia paulistana: várias reformas de inclusão de milhões de pessoas na cidadania de fato se efetivaram com ele.

PARA DENTRO E FORA

Lula enseja muito medo às elites porque sabe conviver com estimulos ao mercado financeiro, por exemplo, da mesma forma que tem a confiança e dominio tático de produzir meios a favor dos homens do campo, dos excluidos e assim gerando produzindo redução de desigualdades sociais e regionais. Com ele a concentração se reduziu com estimulos a outros centros e camadas sociais.

Mais do que isso, compreende bem a força da união da América do Sul e do estimulo ao mercado da China, Russia e Africa, em especial dos países latino-americanos diante da supremacia representativa do Brasil pós Lula de defender todo o Continente.

Por isso influiu no acordo dos EUA com Cuba, Rússia, China, África deixando a subservencia historica aos americanos – em parte sendo esta a causa da ira do capital externo aliado com brasileiros na tentativa de tirar Dilma e Lula do caminho pelo resultado diferenciado existente.

Em sintese, Lula deu saltos enormes na estabilidade democracia e dos negocios, por isso mesmo como sobrevive como referência da Esquerda brasileira, agora é alvo pelo fato de ser em aferições existentes um nome capaz de se manter no comando do Brasil por seu historico de vencedor.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo