Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Paraíba

A reação


05/06/2023

(Foto: Reprodução)

A terceira Lei de Newton nos ensina que “toda ação gera uma reação”. Isso se aplica na física, tanto quanto no campo das ações humanas. A diferença é que na física a reação é sempre instantânea, enquanto nas atitudes que dependem do comportamento humano nem sempre isso se dá de forma imediata. Na psicologia, nas finanças, na economia, pode demorar algum tempo para acontecer uma reação.

Esse intervalo de tempo muitas vezes causa aborrecimentos, desilusão, desespero, desconfiança. Porque somos apressados, imediatistas. Quando fazemos algo na expectativa de uma reação favorável ao que tencionamos, é normal que produza ansiedade. Temos dificuldades em administrar essa espera.

Por outro lado, o emocional também nos leva à precipitação no que diz respeito aos impulsos de reação. Impensadamente reagimos quando estamos diante de algo que nos desagrada, sem nos permitimos refletir, analisar causas e efeitos. Parece até que a reação pode alterar os acontecimentos em favor de si ou de quem esteja sendo alcançado pela decisão tomada. Nem sempre é assim. Mas há circunstâncias em que se faz necessário reagir, mas pesando responsavelmente as consequências.

Pode também acontecer exatamente o contrário, reagirmos de forma positiva. Darmos uma resposta que produza paz na convivência, tranquilidade nos relacionamentos. São os casos dos agradecimentos, da reciprocidade nos benefícios e favores, da aceitação dos fatos. São reações, algumas vezes esperadas, outras surpreendentes, mas que fazem um bem enorme ao nosso estado de espírito.

Se compreendermos que ‘só damos aos outros, aquilo que recebemos’, haveremos de conduzir nossas vidas com muito menos embaraço, desequilíbrio emocional, contrariedades. Reagir é não ser passivo. Todavia, não podemos desprezar a nossa capacidade de pensar, raciocinar, refletir, para oferecermos uma reação a algo que nos aconteça.

• Integra a série de crônicas “SENTIMENTOS, EMOÇÕES E ATITUDES”.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.