Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A nova fase de Nadja Palitot


19/03/2007

Foto: autor desconhecido.

São Paulo – Quando menos se esperava, pelo menos nos primeiros dias desta segunda-feira, eis que a vereadora Nadja Palitot estava preparada para, em entrevista coletiva, anunciar sua decisão de abdicar do mandato de vereadora de João Pessoa para assumir o mandato de deputada estadual no lugar do titular Carlos Batinga (também PSB), hoje em tratamento e ótima recuperação em São Paulo.

Sei que é redundante, mas não custa muito lembrar que, com a licença de Batinga por mais de 120 dias – se fosse por período menor nada disso aconteceria – a realidade colocou Nadja Palitot numa sinuca de bico: ou renunciava a Câmara ou ao mandato mesmo temporário de deputada estadual.

Se continuasse na Câmara – algo inexistente a partir de agora – assumiria Alexandre Urquiza, fiel escudeiro de Ricardo Coutinho. Como isso não se efetivará, no legislativo municipal ascende a figura combativa de Watteau Rodrigues, ex-presidente do DCE, FPDA – tudo pelo PC do B.

Voltemos à Nadja: segundo ela própria mesma disse, foi difícil chegar a esse estágio de decisão. Consultou familiares, correligionários, parte da cúpula do PSB, não sei se os búzios, mas ao final optou por ocupar quatro meses de mandato na Assembléia desistindo de vez do mandato de vereadora.

Na boca miúda do mercado, nas conversas sem fim das lavadeiras à beira do Rio Jaguaribe ou nos terreiros de umbanda lá da Torre, a pergunta era uma só: que danado fez a vereadora trocar mandato mais longo na Câmara por 4 meses na Assembléia?

Na verdade só ela (no silencio da noite) poderá confessar-se a si a Deus sobre os motivos que podem sem muitos ou baseados numa lógica só: ora, se a eleição na Câmara já é no próximo, portanto, não faz muito tempo assim e ela não terá sossego nem apoio do Governo Ricardo para reeleger-se, aperreio por aperreio uma alternativa é ir se acostumando com o período de hiato (isso depois dos 120 dias de mandato) porque dificuldade nunca lhe faltou na vida política.

Insistindo em carreira solo de Independente – postura afeita para poucos – Nadja incorpora a partir de agora novo desafio tentando influir ao máximo nas disputas municipais, agora como titular e mais na frente suplente, gerando processo diferente na sua trajetória ao longo da vida.
Onde vai chegar, só o tempo dirá, mas que é decisão difícil pra burro, ah! isso todos sabem.

Fala do novo vereador

Por telefone, o advogado e militante do PC do B – mais do que isso do esporte nacional – Watteau Rodrigues chega à Câmara de João Pessoa sem açodamentos mas com firmeza.

Disse que está pronto para os novos desafios, quer contribuir com muitos projetos em favor da cidade e, ainda, buscar dialogo entre Executivo e Legislativo no menor espaço de tempo possível.

– Quero ser um novo Aldo Rebello no campo municipal – definiu.

Batinga parabeniza

Em São Paulo, onde fica até hoje porque nesta terça-feira retorna à Paraíba, o deputado estadual licenciado Carlos Batinga disse que estava feliz com a decisão da vereadora Nadja Palitot.

Em determinado momento Batinga chegou a conversar com Watteau desejando sucesso na nova empreitada.

Faria o mesmo

Ouvido pelo portal WSCOM Online, que deu novo banho de cobertura nessa questão das mudanças no legislativo, o prefeito Ricardo Coutinho disse que faria o mesmo que fez a vereadora Nadja.

Há quem diga, contudo, que ele torcia para Urquiza assumir.

Última

“Quem quiser ter um amigo/
Que me dê a mão…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.