Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A nova fase de Dilma e a fermentação da Cultura


07/11/2015

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}Sábado de invejável constatação surpreendente com as principais revistas do Brasil dando fôlego ao Governo Dilma Rousseff e ao PT não veiculando em nenhuma das capas imagens catilinárias contra o legado petista. É de se estranhar, mas é verdade.

De fato, nesta semana recém – finda Dilma passou a conviver com  uma dinâmica na qual passou a ter um clima menos hostil do que se impunha nos últimos tempos, graças também à articulação dos Ministros Jaques Wagner e Ricardo Berzoini.

Enfim, presume-se que o tempo à frente pode gerar clima e condições de nova fase na administração federal capaz de construir uma agenda positiva.

CULTURA ARTICULADA

{arquivo}Sábado também que traz para acompanhamento e reflexão importante encontro de Secretários e dirigentes de Cultura de todo os nove estados do Nordeste buscando construir uma agenda planejada para 2016 fomentando a circulação de artistas e bens culturais de forma permanente reaquecendo a chamada Economia Cultural.

Trata-se, a rigor, de uma articulação bem-vinda no sentido de que expõe com clareza a integração dos estados do Nordeste, como berço de grandes e geniais personagens da Cultura brasileira, construindo assim um espectro de Mercado, ao mesmo tempo de valorização de quem produz arte nos estados nordestinos.

O anfitrião Lau Siqueira, Secretário de Cultura, assim como a presidenta da FUNESC, Márcia Lucena, consolidam de forma bem resolvida o inicio de um processo com perspectivas seguras de fazer História diante do bem cultural valorizando os personagens de todas as manifestações artísticas para sobreviver e manter a memória cultural do Nordeste pela força da Cultura alternativa.

Tudo isto se registrando num momento de crise econômica mostrando que o Brasil, em particular o Nordeste, têm condições sim de construir a superação com inteligência envolvendo neste caso a Economia criativa.

ÚLTIMA

"Lá vem a barca/ chamando o povo/

pra liberdade que se conquista…"
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.