Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A Lista fatal e o futuro da Oposição e de RC


01/03/2015

Foto: autor desconhecido.

 

Tudo leva a crer que até a próxima quarta-feira, o Brasil conhecerá enfim a Lista dos politicos envolvidos no esquema de corrupção na Petrobrás. Até a presente data, a Midia só gerou cobertura tendenciosa em cima do PT e do Governo Dilma sem querer investigar outros escândalos, como o do HSBC, entretanto, com a revelação dos nomes é possivel que o estrago chegue em politicos da Oposição, em especial do PSDB, o que modificaria muito o quadro nacional. É em cima deste desgaste que o PSB da Paraiba trabalha com a hipotese do governador Ricardo Coutinho crescer nacionalmente.

 

 
Objetivemos: é prematuro falar de nomes, mas pela reação de figuras como o presidente Eduardo Cunha prometendo ir à revanche com Governo pelo vazamento de que ele estaria na lista do Procurador Janot é de se pressupor o tamanho do desgaste e desespero porque atribuir a Dilma Rousseff revelação de dados a cargos da Justiça Federal e do Ministério Público é, no minimo, transferência indevida de responsabilidades porque a Presidenta da República nada tem a ver com isso, exceto na determinação de mandar apurar e punir.


De fato, o desespero chegou ao climax a partir de agora. Mais do que isso, projeta a necessidade urgente de atores da Oposição estarem se preparando para o pior, que é a exposição de nomes relevantes de seus quadros, algo que afetará a credibilidade oposicionista, em isso acontecendo. 


Não foi à toa que o PSDB reuniu sua cupula no sábado, em São Paulo, para se preparar diante desta nova fase, inclusive a manifestação de rua chamada para dia 15 de março quando os Tucanos decidiram não estar apoiando e participando abertamente do protesto contra o Governo Dilma, embora implicitamente apoie a iniciativa de desgaste do governo.


Só que, a partir de agora, tudo vai depender dos proximos lances nacionais, em especial a Lista dos envolvidos no Lava Jato.


Como se diz lá na Torre, tem gente da Oposição batendo um "pino" de lascar.

REFLEXOS NA PARAIBA


Deu no WSCOM: O presidente do Partido Socialista Brasileiro em João Pessoa, Ronaldo Barbosa, anda projetando situações demolidoras para politicos nacionais depois da exposição dos nomes a serem denunciados pelo Ministério Público Federal no caso "Lava Jato", por isso admite que nessas circunstâncias a futura conjuntura nacional permite a existência de projetos como do governador Ricardo Coutinho em âmbito nacional.


– Ainda é muito cedo falar em sucessão futura, mas é pertinente admitir que, com os estragos possiveis na classe politico nesse caso "Lava Jato", possa ser possivel a existencia de nova conjuntura e terreno fértil para nomes com a história do governadkr Ricardo Coutinho – declarou.


Ronaldo Barbosa voltou a avaliar que a conjuntura politica anda tão dinamica que não é nada impossivel que inexista sucessão em 2016 por conta da hipótese de prosperar com a Reforma Politica a prorrogação de mandato para coincidencia de mandatos em 2018.


De fato, Ricardo e sua turma pensa e age nessa direção.
 

O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.