Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

A força da História, a política, a realidade do tempo presente construindo novos rumos e futuros; eis a síntese do reencontro com Cássio Cunha Lima, de bem com a vida


09/12/2023

Fazia anos que não nos encontrávamos pessoalmente. Na verdade, a cultura mobile, via celular, nunca teve a força em impactar nos personagens de formação analógica como o “olho no olho” diante do abraço pelo tempo distante entre nós, de mesma geração e inquietudes afirmando-se na vida para dentro e fora da Paraíba.

A clareza do Ser e Ter da fase atual de Cássio lhe faz presente na política a partir da Paraíba, mas longe da hipótese do exercício partidário disputando cargos, como insinuam e querem tantos, porque identificou e construiu meios de estar-se sempre com Saúde e Paz, slogan antigo dele, muito próximo dos familiares e aliados da vida na forma como ele está em Brasília cuidando da sobrevivência, de projetos e história nos bastidores. A fórmula atual é senha de futuro enquanto vida tiver.

Sempre muito atento com todas as cenas nacionais e estaduais, pois não se desgrudou do pensamento liberal tucano, Cássio conta com orgulho que a vida lhe ofertou recentemente a oportunidade de ser Cidadão também oferecendo a Vinícius, seu filho mais novo, a oportunidade de ir ao Maracanã 4 vezes para ver o Fluminense e carimbar a condição Tricolor campeão se blindando do assédio flamenguista.

A rigor, ele soube construir com seu Network – rede de relacionamentos – um modelo de vida influente, qualificado, de bases profissionais elevadas para um padrão de vida a partir de Brasília, depois de mandato de senador, em que ao longo de sua mocidade e condição adulta nunca teve porque a precocidade da atividade na Política lhe privou de ser normal como hoje o é.

É evidente que Cássio conduz consigo seu Legado com todos os vínculos belos do passado – presente em torno da simbologia de Ronaldo e Dona Gloria Rodrigues Cunha Lima, sempre firme, também do que significou Silvia e seus filhos maravilhosos Pedro, Diogo e Marcela – aliás tem aniversário de netos na parada, além dos irmãos de Fé e Amor, Ronaldinho, Savigny e Gal -, tudo sem ignorar a realidade presente no tom perfeito com Jacilene Azevedo em torno do Tricolor Vinícius.

Trocando em miúdos, estar com o cidadão global Cássio Cunha Lima, ex-governador do Estado, ex-senador, ex-deputado federal constituinte e ex-prefeito de Campina Grande num vôo de natureza histórica para nós em que, não por mera coincidência, estávamos em poltronas ao lado separados pela Sra. Elena, uma gaúcha que trocou Curitiba por João Pessoa tudo foi cena de grande impacto para mim, sinceramente.

Nos conhecemos nos anos 70 desde os primeiros passos, ainda no Correio, depois em O Norte, a União, O Momento, a presidência da API, etc, em carreira ascendente até chegar o WSCOM e ele na Prefeitura de Campina criando a Micarande ampliando o Maior São João do Mundo atraindo a inteligência de Zé Maria, Jurandir (a Mix), sobretudo na Câmara Federal em diante, Lucas Sales, William Monteiro, Tejinho e uma história singular.

A rigor, precocemente Cássio construiu uma vida política ascendente sob influência do Poeta e Líder Ronaldo Cunha Lima seguindo depois da Prefeitura para Câmara Federal como Constituinte em 1988 consolidando em 2002 sua eleição para o Governo do estado, antes passando pela Superintendência da SUDENE, onde conheceu e se aproximou de Laércio Cirne e sua disciplina até chegar no Senado Federal com atuação marcante.

Trocando em miúdos, Cássio fez sua escolha pela vida humana com qualidade capaz de ser o que é podendo até influir na política paraibana junto a próximos, mas sem lhe tirar a liberdade de poder dormir até mais tarde para construir o futuro que a Cidadania lhe oferece para o bem coletivo.

À vista e aos olhos vivos, ele fez a escolha correta para si e os seus sem desgrudar dos oitavos. Optou por saber viver.

Depois abordaremos o perfil político e ideológico de Cassio.

ÚLTIMA

“É preciso saber viver”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.