Geral
A cultura sob sobressalto
17/02/2007
A nova sub – secretária de Cultura do Estado, Daniela Ribeiro, concedeu entrevista ao Jornal Correio da Paraíba, isto é, ao jornalista Breno Barros na edição deste domingo que, pelos olhos suaves, melhor seria não ter dado.
Não por censura ou critica ao profissional e/ou ao veiculo, muito menos ainda, mas é que seu conteúdo se mantém em nível preocupante porque ignora até mesmo o significado do que somos enquanto realidade cultural.
Na entrevista, segundo Breno, Daniela diz que quer fazer um mapeamento para saber quem é quem, insiste numa caravana no interior e acha que no segundo semestre sairá o descombalido Fenart.
Conhecedor, um pouco, da área fico imaginando que Daniela Ribeira anda mal assessorada porque o mapeamento artístico do estado está com o próprio governo feito pela antecessora Cida Lobo, portanto, o levantamento já existe basta procurar.
Dois: o projeto do Fenart está pronto, basta perguntar a Temi presidente da Funesc, sem contar com o apoio informal, não mais formal, da animadora e atriz Gal Cunha Lima, hoje com tudo já desenhado.
Quanto à caravana, tudo bem que exista, mas quem é do meio sabe que existem outras prioridades básicas, ou seja, fazer valer o FIC na plenitude porque, por exemplo, projetos como o do Carnaval Tradição, agora em fevereiro, foi aprovado pela comissão mas o governo resolveu não antecipar a verba, sob argumento de que poderia ferir princípios da norma proibindo apoio a eventos.
A secretária precisa dizer ao governador que nesse caso ele pisou na bola porque o projeto foi aprovado pelo FIC, portanto, diferentemente de todos os pega na rua das prefeituras em busca de caça-niqueis, o projeto Carnaval Tradição tem elementos jurídicos, legais e, mais do que tudo, valores culturais que outros jamais tiveram.
Sei que é cedo, mas espero ver Daniela Ribeiro mais ambiciosa do que está sendo, mesmo sabendo de sua abertura e disposição de dialogar com todos. Só que, a altura dessas, as pessoas e entidades querem serviço, ação, posto que o discurso ultimamente não tem rendido muito.
Em síntese: Daniela vai amargar dissabores se continuar com visão de Campina, que seria grande, mas não o é para o futuro herdado de Cida Lobo.
É o governo sendo engolido por si só.
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.