Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A cena cultural e a advertência de Fuba


28/04/2015

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}Em João Pessoa, especificamente, um assunto que chamou a atenção no decorrer desta terça-feira envolve o Lider do PT na Câmara, Fuba, expondo manifesto de sua lavra avaliando criticamente as Políticas Culturais, tanto no âmbito de Estado quanto de Capital abrigando até crítica especifica à Funjope.

De imediato, segundo podemos atestar, quem quis deu o tempero particular ao fato político gerado por Fuba, embora na essência todo o texto e a abordagem são meramente advertência sem gravidade na relação entre o Lider e o Governo Municipal.

O argumento de Fuba é simples: sem ele tomar o rumo do debate e construção de saídas para diversos problemas na área, certamente seria atropelado e perdido a essência de seu papel enquanto artista e defensor dos artistas e da Cultura.

O PROBLEMA EM CURSO

{arquivo}Se reparar direito, se for a fundo no exame critico das Politicas culturais, nem mesmo a União (Governo Federal) tem reproduzido ações no nivel e na demanda esperada pelo setor. O ano de crise econômica contigenciou quase tudo e o dinheiro sumiu do mapa.

No caso do Estado, não há a expansão no tamanho pretendido pela classe, entretanto, por Lau Siqueira ser um secretário de porta aberta,sem frescura para conversar com quem for, isso atenua a tensão em torno do Governo que, como a maioria dos protoganistas, estão com dinheiro curto.

Mas, o represamento de projetos e construção de saídas é que agonia mais.

O CASO JOÃO PESSOA

{arquivo}A retração de recursos é a essência do problema, entretanto, pelo que se escuta em vários setores a causa para o frisson e tensão se dá em face das questões de prioridade e investimentos, bem como a falta de política de diálogo mais normal e frequente entre o presidente da Funjope, Mauricio Burity, e parte dos ativistas culturais.

Há situações de desconforto e enfrentamento direto entre lideres do Movimento, a exemplo de Alexandre Santos, e o presidente da Fundação por incompatibilidade aguçada pela inexistência de diálogo.

A SAIDA PARA A CRISE

Só haverá prosperidade e o pacto de clima sem confrontos se for estabelecido o diálogo e a imediata adoção de medidas práticas, como a marcação de novo encontro do Conselho Municipal de Cultura para construir ações de futuro a envolver todos.

CASO FUBA

Ou ele age em defesa do segmento que lidera ou estará frito politicamente. Como quer manter-se no processo, decidiu reproduzir os reclamos do setor.

Aliás, Fuba tem autoridade para dialogar e construir pontes na defesa dos setores diante da possibilidade da Prefeitura.

ULTIMA

“Onde houver dúvidas/ que eu leve a fé…”
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.