Cinema

Cinema Nordestino: Lispectorante chega ao cinemas brasileiros em maio

Estrelado por Marcélia Cartaxo, longa da diretora Renata Pinheiro se inspira nos escritos de Clarice Lispector para narrar uma história sobre o poder da fantasia frente à dureza da realidade


08/04/2025

(Foto: Reprodução)

Portal WSCOM



A atriz paraibana Marcélia Cartaxo, anos após o clássico “A Hora da Estrela”, volta ao universo de Clarice Lispector protagonizando LISPECTORANTE. Neste longa, da diretora pernambucana Renata Pinheiro, Marcélia é uma mulher com sede de viver, que encontra na fantasia uma maneira de encarar a dura realidade da vida. O filme, que é uma produção Aroma Filmes, chega aos cinemas brasileiros em 8 de maio, com distribuição da Embaúba Filmes.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Como o título bem sugere, LISPECTORANTE é inspirado nas reflexões de Clarice Lispector, uma das autoras mais importantes do século, que morou no bairro da Boa Vista, em Recife, antes de se mudar para o Rio de Janeiro. É justamente ali, numa região da capital pernambucana tão cheia de história e, ainda assim, abandonada, que o espectador é apresentado à protagonista Glória Hartman (Cartaxo).

Passando por uma crise existencial e financeira, Glória volta para sua cidade natal em busca de um recomeço. Porém, mais do que um reencontro consigo mesma, a mulher descobre nas ruínas onde morou a escritora um chamado para o fantástico, capaz de se sobrepor à dureza da realidade.

“O filme se passa durante as semanas que antecedem um carnaval de rua, na vida de uma mulher que, assim como os artistas, tem a necessidade de transformar as coisas para se tornar a realidade maior”, explica Pinheiro, cineasta premiado nos festivais de cinema de Gramado e Brasília. ” LISPECTORANTE é um filme sobre o esquecido, o ignorado, o inexistente. Sobre a alma de uma mulher de 60 anos, uma cidade abandonada, um sobrado em ruínas e um andarilho romântico.

Com uma narrativa original e lírica, LISPECTORANTE convida o espectador a refletir sobre a memória e o desejo através do olhar doce, ávido e curioso de uma mulher madura. Além de Cartaxo, o longa ainda é estrelado por Pedro Wagner, Grace Passô, Clara Pinheiro, Gheuza e Karina Buhr.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.