Política
Carla Zambelli é presa em Roma dois meses após deixar o Brasil
29/07/2025

Carla Zambelli (Foto: Lula Marques/EBC)
Portal WSCOM
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália, segundo informou o Ministério da Justiça brasileiro. Ela era considerada foragida desde a cassação de seu mandato e condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou pena de 10 anos e 8 meses de prisão por envolvimento com uma organização criminosa digital. A informação é do g1.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Segundo as informações, ela havia deixado o Brasil em 25 de maio pela Argentina, seguido aos Estados Unidos e à Itália no mês seguinte.
A informação sobre o paradeiro de Zambelli foi inicialmente divulgada por Angelo Bonelli, deputado do Parlamento italiano. Segundo ele, autoridades italianas localizaram a ex-parlamentar em um apartamento na capital italiana. Bonelli afirmou nas redes sociais que compartilhou o endereço com a polícia, que então teria feito a identificação da brasileira no local.
Apesar da confirmação do Ministério da Justiça do Brasil, até o momento não houve um pronunciamento formal do governo italiano sobre a prisão ou sobre os próximos passos do processo de extradição.
Zambelli tem cidadania italiana e havia deixado o Brasil após a condenação pelo STF, que a considerou parte de uma rede que atuava para desestabilizar instituições do Judiciário por meio de ataques virtuais e desinformação.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.