Saúde
Campanha Inspire Respire oferece exame gratuito para diagnóstico precoce da DPOC
Prevenção
04/06/2013
Dia 7 de junho, sexta-feira, a Praia de Cabo Branco, em João Pessoa receberá a 5ª edição da campanha Inspire Respire. A ação é uma iniciativa do laboratório Novartis em parceria com a clínica Pulmonar. O objetivo é alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), uma doença que prejudica a respiração normal causada principalmente pelo tabagismo. Além de oferecer informações sobre a enfermidade, serão realizados exames gratuitos em pessoas acima de 40 anos, idade de maior incidência da DPOC, para o diagnóstico precoce.
Durante o evento, as pessoas poderão saber sua capacidade respiratória (velocidade do ar ao entrar e sair dos pulmões), por meio de um exame chamado espirometria. O resultado pode indicar um quadro de DPOC e a necessidade de outros exames confirmatórios.
O tabagismo é o principal fator de risco para a DPOC, responsável por 85% dos casos da doença1. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, cerca de cinco milhões de pessoas sofrem com a DPOC no Brasil3. É a 5ª maior causa de internação no SUS nos últimos dez anos, entre os maiores de 40 anos, com cerca de 200 mil hospitalizações por ano2. O número de mortes pela doença no país vem aumentando nos últimos anos. Em cinco anos, cresceu 12%, passando de 33.616 em 2005, para 37.592 em 20103. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam ainda que a DPOC será a terceira maior causa de morte no mundo até 20304.
A DPOC gera piora da qualidade de vida dos pacientes, podendo afetar ações cotidianas, como trocar de roupa ou subir alguns lances de escada. Os sintomas mais comuns da doença são falta de ar excessiva, tosse e produção de catarro com ou sem chiado no peito, comumente confundidos com o envelhecimento natural.
Apesar de não ter cura, a doença pode ser prevenida e controlada. Parar de fumar, fazer mudanças nos hábitos de vida e adotar o tratamento com medicamentos broncodilatadores (que dilatam os brônquios) são ações que ajudam a retardar o progresso da doença, reduzem a falta de ar e oferecem ganhos à qualidade de vida dos pacientes. Medicamentos utilizados uma vez ao dia e com respostas mais rápidas aumentam a adesão ao tratamento e melhoram a respiração no período de maior dificuldade dos pacientes que é pela manhã ao despertar.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), fumantes e ex-fumantes, principalmente acima dos 40 anos, devem consultar um pneumologista para avaliação médica e diagnóstico precoce da doença.
Teste Rápido
A Iniciativa Global para a DPOC (GOLD) criou um teste rápido que indica se a pessoa possui perfil de risco para o desenvolvimento da doença. Para isso, basta responder sim ou não às questões abaixo:
Você tosse diariamente?
Você tem catarro todos os dias?
Você se cansa mais do que uma pessoa da sua idade?
Você tem mais de 40 anos?
Você é fumante ou ex-fumante?
Três respostas positivas indicam a necessidade de consultar um pneumologista para a realização de espirometria, exame utilizado como uma das etapas do diagnóstico da DPOC5.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.