Política
Cabo Gilberto promete pressão para que impeachment de Moraes seja pautado, “Questão de tempo”
08/08/2025

Anderson Costa
O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) confirmou que o grupo oposicionista segue firme no objetivo de pautar o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, no Senado. Segundo o parlamentar, o movimento também conta com o apoio de deputados situacionistas que também temem as ações recentes do STF que poderiam causar o enfraquecimento dos demais poderes republicanos brasileiros.
Em entrevista exclusiva concedida ao Portal WSCOM, Gilberto explicou que o movimento realizado em Brasília nos últimos dias que resultou na obstrução da pauta nas duas casas do Legislativo brasileiro não visava atacar a figura de nenhum parlamentar e nem colocar congressistas contra congressistas, mas garantir a defesa da presença do que seria um Congresso forte ante o avanço de um Judiciário cada vez mais imponente através de suas decisões.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
“O movimento que fizemos não foi contra o presidente Davi, nem contra o presidente Hugo, nem contra o Congresso. Foi a favor do Congresso, que vem sendo desmoralizado reiteradas vezes pela Suprema Corte.
Temos provas concretas de que o STF está fechando o Congresso. Infelizmente, o STF não respeita a independência e o equilíbrio entre os poderes, descumprindo o artigo 102 da Constituição, que deveria proteger, e não destruir, a Carta Magna”, afirmou o deputado.
Gilberto definiu como histórico o movimento nas Casas legislativas e previu que os próximos que devem ser ainda mais fortes com a adesão de nomes de ambos os espectros políticos. “Enquanto o Congresso não for respeitado e “reaberto” pelo STF, enquanto a Suprema Corte não se mantiver dentro do seu papel constitucional, tudo pode acontecer. Os parlamentares que estavam lá, defendendo a democracia e o Estado de Direito, estavam com os nervos à flor da pele”.
O parlamentar garantiu que haverá pressão sobre o senador Davi Alcolumbre (União) para pautar o pedido de impeachment contra Alexandre Moraes. “Com pressão ele vai pautar, não tenho dúvida. É só questão de tempo. Nunca na história do Senado, em 200 anos, tivemos 41 assinaturas a favor do impeachment”.
“O ministro Alexandre de Moraes já atuou à margem da lei para prejudicar movimentos de direita, com prisões arbitrárias e inquéritos ilegais. Está provado que ele rasga a Constituição e precisa ser afastado urgentemente pelo bem do Brasil e da democracia”, concluiu.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.