Cultura

Bloco Cafuçu chega aos seus 36 anos trazendo muita alegria e humor para as ruas da capital nesta sexta-feira


28/02/2025

Da Redação / Portal WSCOM



O Carnaval do Cafuçu será realizado nesta sexta-feira (28) pelas praças e ruas do centro histórico da cidade de João Pessoa com a participação especialíssima de seus cem e cinquenta mil foliões. A concentração do bloco acontece na Praça Rio Branco, Praça Dom Adauto e Avenida General Osório, substituindo o Ponto de Cem Réis que se encontra em reforma. Em cada um dessas três praças, estarão duas bandas e um DJ.

A festa ainda contará com os desfiles das quatorze orquestras, a bateria da Escola de Samba Unidos do Roger e a Ala Ursa Urso Amigo Batucada

O Cafuçu reúne um público de diferentes classes sociais e de variadas idades. Famílias inteiras se integram ao desfile como resultado da proposta visual do bloco, em que as misturas de cores e fantasias extravagantes garantem a brincadeira. Em síntese, o Cafuçu é o Bloco que reúne animadas e diferentes famílias, em uma festa de inclusão e diversidade.

O Bloco Cafuçu é uma realização da Amora Produções Artística LTDA, empresa que tem o domínio da marca no país, e conta com apoio cultural do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e patrocínio cultural da Prefeitura Municipal de João Pessoa , através da Funjope.

Atrações

Para esse ano, o bloco terá como principais atrações os DJs Brazinha, Claudinha Summer e Maraffo que farão a animação das bonitas e dos bonitos Cafuçus com muito frevo e o fino da música romântica, fazendo a concentração do bloco. No seu tradicional desfile, os cafuçus contarão com quatorze orquestras de frevo de arrasto, a bateria da Escola de Samba Unidos do Roger e Ala Ursa Urso Amigo Batucada.

.

Programação

 [Praça Rio Branco]

20h DJ Brazinha

22h Caronas do Opala

00h Orquestra Porta do Sol . Maestro Geimison

Locutora: Ana Apolinário

[Praça Dom Adauto ]

20h DJ Claudinha Summer

22h Caburé

23:30h Brega é Você

Locutor: Edilson Alves

[General Osório ]

20h DJ Maraffo

21h30 Orquestra Sanhauá

22h30 Quem Roubou Minha Cueca

Locutor: Lukete

Desfile

O desfile segue pelas ruas do centro da cidade, a partir desses polos de concentração, iniciando pela Visconde de Pelotas, passando pela Praça do Bispo, seguindo em direção à Rua Duque de Caxias. Em seguida, os foliões acessam a avenida General Osório e desce ao lado do Edifício 18 andares, em direção à Rua da Areia, até se dispersar na Praça Antenor Navarro.

BLOCO CAFUÇU tem é história!

O Bloco Cafuçu foi criado em 1989 na esteira da retomada do carnaval de rua da cidade. Até a segunda metade da década de 1980, o carnaval em João Pessoa vivia um período de declínio, sem o brilho dos carnavais que marcaram as festividades nos clubes e nas ruas nas décadas anteriores.

Com o ressurgimento do movimento carnavalesco a partir da criação do bloco Muriçocas do Miramar, um grupo de artistas de cinema, teatro, música e artes plásticas resolveu criar o seu bloco e, inspirado numa expressão muito usada por uma de suas fundadoras, a atriz Adalice Costa (in memorian), deu o nome de “Cafuçu”

Ao longo dos seus 36 anos, o bloco realizou ações inovadoras que resultaram em sua grande aceitação pelo público em João Pessoa, com repercussão dentro e fora do estado da Paraíba, que mereceram destaque na mídia nacional e inspirou a criação de novos blocos em Cajazeiras-PB, Brasília-DF e Recife-PE.

Dentre estas ações, destacam-se: a transferência do seu desfile da orla marítima para o centro histórico, na mesma área em que outrora fervilhava o “quartel-general” do carnaval de rua da cidade; a troca dos trios elétricos por orquestras de frevo e a inserção no repertório de músicas consideradas “bregas” – o que trouxe ainda diferencial para o desfile e maior popularidade ao bloco.

O compromisso dos principais fundadores do bloco com o desenvolvimento cultural e a sustentabilidade do carnaval de rua fez com o que o Cafuçu inventasse e se reinventasse. Assim, surgiram o Baile do Cafuçu (1993), o Forró do Cafuçu (1996), a produção do CD “As Dez Mais do Cafuçu” (2007),  Criação da Difusora Cafuçu no Baile Cafuçu em 1998, inspirada nas difusoras dos parques de diversão tão comuns no interior do país e que foi incorporada aos desfiles. Ainda como parte desse compromisso, o bloco vem realizando desde 2023 o projeto Fábrica de Adereços e Cenografia, voltado para jovens da rede pública de ensino ou que buscam oportunidades para desenvolver competências e habilidades no campo pessoal e profissional. O projeto se encontra na sua segunda edição, iniciada em janeiro deste ano e deve concluir com a produção de objetos artísticos para decoração da Praça Rio Branco.

O homenageado – Jocemar Chaves

Nascido e criado no Bairro do Roger, Jocemar Chaves participou ativamente do carnaval de rua, desfilando em blocos, escolas de samba (Império do Samba) e da tribo indígena Papo Amarelo, de quem foi presidente. Era também figura presente nos bailes Vermelho e Branco (Clube Cabo Branco) e Azul e Branco (Astrea). Ainda dedicava com amor à criação e produção de estandartes e adereços para essas agremiações do carnaval tradição. Quando surgiu o Folia de Rua, era comum a presença do Jocemar em desfiles, reuniões e outras atividades do bloco.

A lembrança de homenagear uma figura que nutria um verdadeiro amor pelo Carnaval e cidadão identificado com as manifestações populares, representa de modo simples o compromisso do Cafuçu com a história do carnaval de rua da cidade.

Serviço

Bloco do Cafuçu 2025

Data: 28 de fevereiro (sexta)

Horário: 20h

Polos de concentração: Avenida General Osório, Praça do Bispo e Praça Rio Branco.

Atrações: Orquestra Tambiá Folia(1), Orquestra Tambaú(2), Orquestra Unidos do Frevo(3), Orquestra Esplanada(4), Orquestra Bico de Ouro(5), Orquestra Sploq(6), Orquestra Paraíba de Ritmos(7), Orquestra do Mestre Quimba(8), Orquestra PB Pop(9), Orquestra Porta do Sol(10), Orquestra Gambiarra(11), Orquestra Swat(12), Orquestra Santaritense(13), Orquestra Paraíso Tropical(14), Orquestra Frevo e Folia(15) , Brega é vc , Caburé , Orquestra Sanhauá, Orquestra Porta do Sol  e Quem Roubou Minha  Cueca.

Informações: (83) 9.9813-1661

Apoio Cultural: Prefeitura Municipal de João Pessoa  e Governo do Estado da Paraíba // Secretaria de Cultura PB

Realização: Amora Produções



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.