Política

Arthur Lira é eleito presidente da Câmara dos Deputados com 302 votos, em 1º turno

Resultado representa uma vitória política do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que trabalhava para ter um aliado no comando na Casa.


01/02/2021

Na imagem o novo presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL). (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Portal WSCOM

Com 302 votos, o deputado Arthur Lira (PP-AL) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados em primeiro turno para o biênio 2021-2022. Como ele obteve a maioria absoluta (metade mais um) de votos dos presentes, não haverá um segundo turno.

Líder dos partidos do Centrão, que fazem parte da base do governo na Câmara, o deputado tinha o apoio do Palácio do Planalto na disputa. O resultado representa uma vitória política do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que trabalhava para ter um aliado no comando na Casa.

Em segundo lugar, ficou o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), com 145 votos. Em seguida, aparecem Fábio Ramalho (MDB-MG), com 21 votos; Luiza Erundina (Psol-SP), com 16 votos; Marcel van Hattem (Novo-RS), com 13 votos; André Janones (Avante-MG), com 3 votos; Kim Kataguiri (DEM-SP), com 2 votos; e General Peternelli (PSL-SP), com 1 voto. Também foram registrados 2 votos em branco.

Diálogo e neutralidade

Em seu discurso antes da votação, Lira defendeu a previsibilidade na análise das propostas. Segundo ele, haverá reunião de líderes das bancadas às quintas-feiras a fim de elaborar a pauta, com a definição dos relatores, respeitada a proporcionalidade partidária.

Lira também defendeu uma posição de neutralidade para comandar os trabalhos. “Quando um deputado ou deputada atinge a Presidência, é imposta automaticamente a perda da mais fundamental prerrogativa parlamentar, a de votar”, disse. “Isso quer dizer que o presidente não pode ter posições pessoais.”



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.