Política

Arthur Lira anula votação validada por Maia para cargos da Mesa Diretora, na Câmara

Arthur Lira argumenta que bloco de Baleia Rossi foi registrado fora do prazo; Maia havia validado registro. Cargos na Mesa Diretora são distribuídos de forma proporcional entre blocos.


02/02/2021

Arthur Lira após posse na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

Portal WSCOM com Ag. Câmara

No seu primeiro ato como presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anulou a decisão do ex-presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ) que aceitou o registro do bloco do candidato Baleia Rossi (MDB-SP) e convocou nova eleição para esta terça-feira. O bloco foi registrado minutos após o fim do prazo determinado mas acabou sendo aceito por Maia. Lira afirmou que isso causou “vício insanável” à eleição da Mesa.

Ele determinou que a SGM faça novo cálculo da proporcionalidade partidária desconsiderando o bloco e a nova eleição será realizada às 16h. O ato, segundo ele, marca o “respeito ao Regimento”.

“O então presidente da Câmara reconheceu, de forma monocrática, a formação do bloco apesar da evidente intempestividade, e contaminou de forma insanável atos do pleito como o cálculo da proporcionalidade e a escolha dos cargos da Mesa”, disse Lira.


LEIA MAIS:
Arthur Lira é eleito presidente da Câmara dos Deputados com 302 votos, em 1º turno

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.