Resistência em ir ao médico faz homem descobrir doença já em estágio avançado

Estudo do Centro de Referência de Saúde do Homem de São Paulo apontou que 70% dos homens costumam adiar a ida ao médico. Quando vão, mais da metade já chega com a doença em estágio avançado. Uma das mais frequentes é o câncer de próstata que, se for diagnosticado no início, tem até 98% de chances de cura.

A saúde masculina é o tema desta semana do Sem Contraindicação, o videocast da Unimed João Pessoa. Para o bate-papo, a apresentadora Linda Carvalho recebeu os urologistas José Iran e Fábio Martinez.

*Quando iniciar consultas*

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que o homem inicie o rastreamento do câncer de próstata a partir dos 50 anos de idade. Para aqueles com maior risco de desenvolver a doença – considerando fatores como hereditariedade, raça negra e obesidade -, esse cuidado deve começar aos 45 anos.

As consultas regulares com o urologista, no entanto, devem ter início já na infância, segundo Fábio Martinez. Isso vai possibilitar a análise de alterações genéticas e malformações, entre outras condições que podem causar problemas no futuro.

*Mudança de cultura*

Apesar de ainda existir resistência de comparecer ao consultório médico, o urologista José Iran disse que essa realidade tem mudado um pouco, principalmente entre os homens mais velhos, que estão se cuidando mais. Ele destaca o papel da mídia na disseminação das informações que contribuem, inclusive, para desmistificar o temor do exame de toque retal, que é indolor, dura poucos segundos e faz parte do protocolo para rastreamento do câncer de próstata.

No videocast, os médicos ainda falam sobre disfunções erétil, infecções sexualmente transmissíveis, estilo de vida, entre outras informações que contribuem para melhorar a saúde e qualidade de vida dos homens.

*Onde assistir*

O episódio completo sobre saúde do homem está disponível no YouTube (youtu.be/kiRWxIjk4aE), no Spotify e no Portal Unimed João Pessoa (unimedjp.com.br/semcontraindicacao), que tem uma seção exclusiva sobre o videocast.

Produzido pelo Departamento de Comunicação da Unimed João Pessoa, toda quinta-feira um novo episódio do Sem Contraindicação é disponibilizado nesses canais.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo