Guy Joseph faz exposição dia 8 de maio na Estação Cabo Branco

Imagem Substituída

As obras do artista plástico e fotógrafo Guy Joseph ficarão em exposição a partir do dia 8 de maio, na Estação Cabo Branco – Ciência Cultura e Artes, no Altiplano Cabo Branco, abrindo uma série de exposições do seu projeto “Instante 70”, realizado através da Fundação cultural de João Pessoa (Funjope)

Ao completar 70 anos de vida, Guy Joseph comemora a data com uma exposição fotográfica retrospectiva, ao mesmo tempo em que lança mais um livro de fotografia. A exposição é composta de 100 fotografias  selecionadas entre as mais representativas obras do portfólio de Guy Joseph, realizadas ao longo de sua  carreira.

O lançamento do terceiro livro do fotógrafo Guy Joseph, cujo projeto gráfico está a cargo do talentoso poeta e editor Juca Pontes, será lançado durante o vernissage da exposição fotográfica, e leva o mesmo nome da exposição. Na ocasião, Guy Joseph irá autografar o Livro para os que adquirirem a obra.

A exposição “Instante 70” estará a visitação pública durante todo o mês de maio e junho. Ela também deverá ser montada em outros pontos da Capital paraibana, que ainda estão sendo definidos.

Todas as fotos foram impressas através de processo digital conhecido como Fine Art que assegura a fidelidade das reproduções, com qualidade museológica. Fine Art é a denominação estabelecida para impressões digitais de fotografias e obras de arte certificadas pela qualidade e durabilidade do material impresso. O fotógrafo Guy Joseph é pioneiro, na Paraíba, na utilização do processo de impressão digital Fine Art.

Como atrativo extra da expo “Instante 70” será exibido um documentário em vídeo que conta, através de depoimentos de inúmeros personagens da vida intelectual paraibana, como é ter uma mente criativa e produtiva após os 50 anos de vida. A grande maioria dos depoimentos reflete uma nova visão dos que souberam alcançar a idade avançada com otimismo e inteligência. O videodocumentário está sendo produzido pelo videomaker e fotógrafo Hélio Costa.

O título “Instante 70”, que dá nome tanto à exposição como ao livro, foi  inspirado no “momento decisivo” apregoado pelo fotógrafo francês Cartier Bresson, que dizia que todo fotógrafo teria (pelo menos uma vez na vida) a oportunidade única de presenciar um fato que só ele viu e pode fotografar. “Instante 70” é um retrospecto artístico, um balanço artístico/filosófico e ponto de partida para uma nova etapa na carreira do  veterano fotógrafo paraibano.

Sobre o artista:

Guy Joseph começou a sua carreira aos 22 anos, quando se mudou para o Rio de Janeiro e teve como primeiras inspirações a cidade.

Ao retornar para a Paraíba participou de diversos projetos, ganhou concursos e prêmios. Em 1981, foi o vencedor do concurso de escolha da logomarca da A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). Em 1999, ganhou mais um concurso público, desta vez, para a logomarca do Folia de Rua, que permanece a mesma até hoje. Além disso, foi homenageado pelo jornalista Abelardo Jurema com o recebimento do  troféu heitor falcão.

Em 2006, nasceu uma das suas principais obras: o livro “Terra da Gente da Paraíba”, com fotografias de lugares até então pouco conhecidos da Paraíba. Durante três anos de expedição para a elaboração do livro, Guy Joseph fotografou cerca de 150 municípios do Estado. O livro com as principais belezas da Paraíba chegou a mais de 15 países.

Em 2011, lançou o seu segundo livro. Dessa vez, dedicado à cidade de Bananeiras, onde morou por cinco anos. O livro “Bananeiras – Recortes” foi realizado com fotos dos lugares mais representativos da cidade.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Acessar o conteúdo