O Theatro Santa Roza, no Centro de João Pessoa, será reaberto nesta quarta-feira (13) após passar por obras de manutenção e restauração que receberam investimento de R$ 2,6 milhões. O anúncio foi feito pelo governador João Azevêdo (PSB) durante o programa Conversa com o Governador desta segunda-feira (11).
A intervenção teve como objetivo preservar a estrutura original e garantir mais segurança para o público. Foram contemplados todos os pavimentos do prédio:
Subsolo: setor administrativo, casa de máquinas, subestação, salas de balé, lanchonete, depósito, bateria de banheiros e estacionamento com oito vagas.
Térreo: pátio externo, fonte de água, foyer, auditório com 412 assentos, palco, camarins, copa, depósito e banheiros.
1º pavimento: camarotes e banheiros.
2º pavimento: camarotes, foyer e banheiros.
História
Inaugurado em 3 de novembro de 1889, o Santa Roza é o mais antigo teatro da Paraíba e o quinto do Brasil. Sua construção começou em 1852 e foi interrompida em 1882 por falta de recursos, sendo retomada e concluída durante a gestão de Francisco da Gama Roza, que deu nome ao espaço.
O governador também informou que as reformas da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) e da Escola Estadual Sesquicentenário serão concluídas e entregues ainda nesta semana.