Saúde

Após acusação de prefeito, secretário culpa Saúde de Campina Grande por confusão no números de casos da Covid-19

26/06/2020


Imagem: Reprodução

Da Redação / Portal WSCOM

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, rebateu nesta sexta-feira (26) a informação da Prefeitura de Campina Grande sobre uma duplicação no número de casos de Covid-19 no município. Geraldo pontuou que a Secretaria de Saúde do Estado apenas divulga os números da Secretaria Municipal, e que Campina Grande não está retificando os dados de pessoas que fazem os testes de Covid-19 mais de uma vez.

 

“Se houve uma duplicidade ou triplicidade de pacientes que realizam os testes de Covid várias vezes, essa retificação tem que ser feita também e deve ser feita pela vigilância em saúde do município em Campina Grande. O que ocorre ao longo desses meses que a Vigilância em Saúde de Campina grande não faz retificação diariamente, não tem servidores suficientes para suprir essas falhas e acumula esse número de pacientes que realizam o teste várias vezes, é culpa da Vigilância em Saúde e da Secretaria de Campina Grande essa não retificação dos casos”, disse Geraldo.

 

Medeiros criticou ainda a falta de técnicos na Secretaria de Saúde de Campina Grande e na Vigilância em Saúde do município. Ele declarou que os órgãos precisam de mais técnicos.

 

“Isso revela um desconhecimento de quem não é da área e também por ter uma Secretaria Municipal de Saúde que não tem médicos e profissionais de saúde fazendo a gestão. Tivemos reunião com os Ministérios Públicos Federal e Estadual e ficou esclarecido. Foi reconhecido pelo secretário de Saúde e coordenador da Vigilância em Saúde que a prerrogativa e o banco de dados pertence ao município, a divulgação da Secretaria Estadual, que é uma mera repassadora dos dados. É preciso que as pessoas que fazem gestão tenham essa formação, para que a nós possamos evitar essas divergências, esses desvirtuamentos”, pontuou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.