Política
Alanna Galdino é escolhida conselheira do TCE-PB com apoio da maioria dos deputados estaduais
18/03/2025

Contagem dos votos na ALPB.
Portal WSCOM
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (19), a indicação de Alanna Galdino para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Ela obteve o voto de 31 deputados presentes. Ela é a primeira mulher a ser indicada para o cargo.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
O presidente da ALPB, Adriano Galdino, pai de Alanna, optou por se abster da votação, abrindo mão do seu direito de voto para evitar qualquer conflito de interesse no processo.
Relator do processo, o deputado Felipe Leitão destacou que Alanna Galdino preenche todos os critérios exigidos para o cargo.
“A candidata preencheu todos os requisitos e com sobra. Falava isso hoje de manhã quando a imprensa nos abordava: a idade mínima exigida é de 35 anos e a máxima de 70 anos; a candidata possui 38 anos, ou seja, preenche o requisito. No caso de notório saber jurídico, conhecimento contábil e econômico, a candidata também preenche e sobra esse requisito, já que é bacharel em Direito, cursa uma pós-graduação em licitação pública e contratos administrativos e outra pós-graduação em licitação e compras públicas sustentáveis. Ou seja, tudo aquilo que irá encontrar no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, ela tem total aptidão. É justamente a formação dela, é justamente a pós-graduação que ela faz.
No quesito idoneidade moral e conduta ilibada, a conselheira aprovada apresentou no processo a discrição do seu nome, todas as certidões estaduais e federais, de toda natureza que se possa imaginar, e todas elas negativas. Passando, então, para mais um quesito: gestão pública. A candidata possui mais de 11 anos de experiência na administração pública. Para ser mais preciso, 11 anos e dois meses, vencendo assim esse requisito, que exigia no mínimo 10 anos de serviço público. Ou seja, a candidata para ocupar um assento no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba tem todos os requisitos com folga.
Essa Casa hoje faz um ato legislativo e até mesmo jurídico perfeito do ponto de vista parlamentar. E essa Casa também faz história. Nesta manhã, a Casa do Povo faz história e toda Paraíba, sobretudo todas as mulheres paraibanas, estão em festa. Justamente no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, temos a primeira conselheira mulher do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. Ou seja, essa Casa hoje entra para a história, e a sociedade paraibana reconhece que a mulher enfrenta preconceitos o tempo todo, mas hoje ela venceu e quebrou mais essa barreira.”
A escolha de Alanna Galdino segue agora para os trâmites finais antes da posse no TCE-PB, onde ela substituirá Arthur Cunha Lima, que se aposentou do cargo de conselheiro.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.