Paraíba

Alanna Galdino é empossada como conselheira do TCE-PB


30/04/2025

Anderson Costa



O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba – TCE-PB empossou na manhã desta quarta-feira (30) a advogada Alanna Galdino como conselheira da Corte. A cerimônia de posse aconteceu em sessão especial convocada após a conclusão do julgamento da ação que questionava sua nomeação feita pela Assembleia Legislativa da Paraíba.

Alanna tornou-se a primeira mulher a assumir a função de conselheira do TCE-PB. “Prometo, no exercício do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, cumprir e defender as constituições federal e estadual, assim como as leis vigentes, manter a dignidade do cargo e promover o bem público e a justiça”, afirmou em seu juramento durante a posse.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Durante seu discurso, Alanna disse ter sofrido ataques de ódio e ressaltou o apoio recebido pelo pai, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, “Tivemos que ser fortes e resilientes diante de tantas afrontas à Lei, à nossa reputação. Foram os verdadeiros ataques de ódio, infelizmente, desprovidos de veracidade, mas ter Deus sempre ao nosso lado e ter a sua mão nos segurando nos trouxe tranquilidade e a certeza da justiça”.

“Assumo esta função com serenidade, determinada a honrar esta escolha com o trabalho técnico, ético e comprometido com interesse público, sempre apoiada pelo saber e pela dedicação do corpo técnico desta casa. A minha posse é também um convite à reflexão sobre o papel das mulheres nas instituições de controle e decisão, que este seja apenas o começo de uma nova fase para o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, onde o mérito, a capacidade e a diversidade caminham lado a lado. A presença de mulheres em espaços de poder não é um favor, é um direito e uma necessidade. A Paraíba hoje dá um passo firme na consolidação de políticas públicas e institucionais, que enfrentam de forma concreta a desigualdade de gênero”, definiu.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.