Cinema
“Ainda Estou Aqui” leva o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza
A produção foi ovacionada por 10 minutos na sua primeira exibição no festival, destacando-se como um dos grandes momentos do evento
08/09/2024
Brasil 247
Os roteiristas brasileiros Murilo Hauser e Heitor Lorega foram premiados com o troféu de melhor roteiro no Festival de Veneza de 2024 pelo filme “Ainda Estou Aqui”. O anúncio foi feito na tarde deste sábado (7) pela presidente do júri, Isabelle Huppert, durante a cerimônia de premiação da 81ª edição do renomado festival, relata a CNN Brasil.
Visivelmente emocionado, Hauser agradeceu ao júri e ao festival pela recepção calorosa e destacou a importância de estar entre grandes produções: “Tem sido muito especial estar aqui e assistir tantos bons filmes”, afirmou. Lorega, por sua vez, dedicou o prêmio ao diretor Walter Salles, que os convidou para o projeto há oito anos, e à família Paiva, cujo relato inspirou o roteiro: “queremos dedicar esse prêmio a Eunice e todos os Paivas, que nos deixaram contar essa história. Não é só a história de uma família, mas do Brasil.”
O filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e se passa no Rio de Janeiro dos anos 1970, retratando o drama da família Paiva após um ato violento e arbitrário que transforma suas vidas. Com Fernanda Torres e Selton Mello nos papéis principais, a produção foi ovacionada por 10 minutos na sua primeira exibição no festival, destacando-se como um dos grandes momentos do evento.
A produção também marca o reencontro de Fernanda Montenegro com Salles, mais de 25 anos após o sucesso de “Central do Brasil”. Emocionado, Lorega finalizou seu discurso com uma homenagem à atriz Fernanda Torres: “Esse é para você, Nanda. Viva o cinema brasileiro”.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.