Política
Adriano Galdino é reconduzido à presidência da ALPB e fala em manter legislativo ‘protagonista’
26/11/2024
Da Redação / Portal WSCOM
Adriano Galdino foi reconduzido nesta terça-feira (26) à presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para o biênio 2025-2026. A eleição ocorreu em sessão marcada por tranquilidade, com chapa única, com a unidade entre os parlamentares em torno do nome do deputado.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Em entrevista antes da votação, Galdino destacou a importância de manter o foco no diálogo e na independência do Poder Legislativo. Ele reiterou seu compromisso com o trabalho coletivo e com a construção de uma Paraíba ‘mais justa’.
“Chapa única e vamos continuar esse trabalho de dar o nosso melhor e quando puder legislativo para que a gente possa juntos com todos os deputados e deputadas construir uma Paraíba cada vez melhor e mais justa para todos”, afirmou.
Prioridades para o novo mandato
O presidente reeleito enfatizou que seu foco continuará sendo o diálogo e a produção legislativa, com o objetivo de fortalecer a Paraíba. Ele também destacou a relação de respeito e parceria com o governo do estado, comandado por João Azevêdo.
“Continuar esse trabalho de diálogo, de tranquilidade, de contribuir, de produzir, para que a gente possa cada vez mais construir um aparelho melhor e mais justo para todos. 2025, 2026, uma nova mesa, olha sempre esse, essa mesma batida, essa mesma tranquilidade, essa coisa da gente ter um poder legislativo independente, protagonista, um poder legislativo que possa contribuir por uma Paraíba melhor e mais justa para todos”, disse Galdino.
Galdino também reafirmou sua posição como deputado governista, mas ressaltou sua independência como presidente da Assembleia.
“Todos aqui conhecem minha posição. Eu sou um deputado que toda a base do governo acredita e confio plenamente na gestão do governador João Azevedo. Ele é um governador de bons propósitos, que faz uma gestão diferenciada para a Paraíba. Mas todo mundo sabe que eu não sou subordinado a ninguém, eu tenho minhas posições próprias, né? E aqui eu sou deputado, eu sou o poder legislativo e vou continuar defendendo o nosso legislativo da melhor maneira possível”, declarou.
Mesa
A chapa eleita é liderada por Adriano Galdino na presidência e conta com os seguintes parlamentares nos cargos:
- Felipe Leitão, 1º vice-presidente
- Cida Ramos, 2ª vice-presidente
- Taciano Diniz, 3º vice-presidente
- Caio Roberto, 4º vice-presidente
- Tovar Correia Lima, 1º secretário
- Eduardo Carneiro, 2º secretário
- Anderson Monteiro, 3º secretário
- Jane Panta, 4ª secretária
- Sargento Neto, 1º suplente
- Galego Souza, 2º suplente
- Eduardo Brito, 3º suplente
- Júnior Araújo, 4º suplente
Imbróglio judicial
A eleição ocorreu em um momento de indefinição judicial, uma vez que a Procuradoria-Geral da República (PGR) questiona no Supremo Tribunal Federal (STF) a legalidade do processo de escolha antecipada da Mesa Diretora.
No início deste mês, a PGR apresentou uma ação no STF alegando irregularidades na resolução que permite a realização de eleições para o segundo biênio logo após a definição da Mesa Diretora para o primeiro período legislativo. De acordo com o procurador Paulo Gonet, esse tipo de antecipação só é aceitável a partir de outubro do ano anterior ao início do mandato, respeitando critérios de contemporaneidade e razoabilidade.
O caso da Paraíba segue sem uma decisão definitiva, já que o ministro relator, Dias Toffoli, encaminhou a análise para o Plenário da Suprema Corte, rejeitando uma decisão monocrática.
Enquanto o STF não delibera, a ALPB alterou o regimento interno para realizar uma nova eleição, mesmo antes de uma eventual anulação do pleito de fevereiro de 2023.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.