Notícias
Adriano Galdino defende cabeça de chapa do Republicanos na chapa governista em 2026 e sinaliza revisão de aliança em caso de negativa
Galdino usou um dito popular para ilustrar o risco de um eventual rompimento com a base governista: “É melhor você perder uma parte do boi do que o boi todo”.
27/05/2025

Por Wallyson Costa
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), defendeu, nesta terça-feira (27), que seu partido lidere a chapa majoritária governista na disputa pelo Governo do Estado em 2026. Galdino afirmou que o Republicanos quer ser ‘reconhecido pela força que representa na política paraibana’ e sinalizou que, sem esse protagonismo, o apoio ao grupo do governador João Azevêdo (PSB) poderá ser revisto.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
“O Republicanos quer ser reconhecido pelo partido que é, pelo tamanho que tem, pela grandeza que ele representa na política da Paraíba. É um partido que tem nove deputados estaduais, tem três federais, tem um presidente da Câmara Federal, o presidente da Assembleia, o vice-presidente da Assembleia também. […] Então, por sua grandeza, nós esperamos que os partidos da base entendam que agora chegou a vez dos Republicanos”, declarou Galdino.
Segundo o presidente da ALPB, o gesto feito pela legenda em eleições anteriores precisa agora ser retribuído. “Nós votamos no PSB em 22, votamos no PP sem ter ninguém na chapa. Não tinha ninguém nosso na chapa majoritária. […] Tá na hora de eles reconhecerem o nosso tamanho político e devolver esse gesto, votando num candidato do Republicanos na cabeça de chapa como governador da Paraíba”, cobrou.
Adriano Galdino ainda afirmou que o nome preferencial da legenda para disputar o governo é o do deputado federal Hugo Motta, presidente nacional do partido. No entanto, caso Motta opte por continuar em Brasília, ele mesmo se colocou à disposição: “Se o deputado Hugo Motta não quiser ou preferir ficar em Brasília ou coisa do tipo, eu estou pronto e preparado para assumir essa missão”.
Questionado se o apoio do Republicanos ao projeto do governador João Azevêdo dependeria dessa condição, Galdino foi direto: “Nós vamos lutar para isso, nós vamos lutar para ser cabeça de chapa e para que a base do governo reconheça que agora chegou a vez do Republicano”.
Em tom firme, o deputado estadual também usou um dito popular para ilustrar o risco de um eventual rompimento com a base governista: “É melhor você perder uma parte do boi do que o boi todo”.
Posição ao Senado
Ele também comentou a possibilidade de disputar o Senado, mas reafirmou seu foco em disputar o Governo do Estado.
“Eu estou doido que me chame para ser governador da Paraíba. Eu estou pronto e preparado. Para senador, eu não tenho tanto entusiasmo não. Agora, para governador, estou pronto e preparado”, concluiu.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.