Política

[VÍDEO] Lula chega a Lisboa para assinatura de acordos com governo de Portugal

Em visita de Estado, presidente assina acordos em diversas áreas e participa de encontro com empresários. Plenária da XIII Cimeira Brasil-Portugal está sendo retomada pelos governos, após hiato de sete anos


21/04/2023

Lula e Janja (Foto: Ricardo Stuckert)

Redação/Portal WSCOM



O presidente Lula (PT) chegou nesta sexta-feira (21) a Lisboa, Portugal, em sua primeira viagem à Europa durante seu terceiro mandato, onde participará da principal cúpula bilateral entre os dois países e terá encontros com o presidente e o primeiro-ministro.

A viagem faz parte do relançamento das relações diplomáticas do Brasil com seus principais parceiros, como já foi o caso da visita à China, há 10 dias, e aos Estados Unidos, Argentina e Uruguai nesse início de governo.

Espera-se que a viagem resulte em cerca de dez acordos entre Brasil e Portugal, segundo estimativas do Itamaraty. Oito desses acordos já estavam concluídos antes da viagem do petista, enquanto os outros dois deverão ser finalizados em Lisboa.

O avião presidencial pousou no Aeroporto de Lisboa às 10h35, horário local, o que corresponde a 6h35 em Brasília. Lula estava acompanhado da primeira-dama, Janja, e de outros sete ministros. O chanceler Mauro Vieira, que estava em Cabo Verde, também irá se juntar à comitiva presidencial em Portugal.

ACORDOS BILATERAIS

No sábado (22/4) pela manhã, o presidente Lula será recebido com honras militares pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Depois, irá depositar flores no túmulo do poeta Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerônimos, em Belém. No início da tarde, haverá um almoço e um encontro restrito com o primeiro-ministro português, António Costa.

Ainda no sábado, o presidente Lula participa da reunião plenária da 13ª Cimeira Brasil-Portugal. A cúpula bilateral está sendo retomada pelo governo. Previsto para ser realizado anualmente, o evento não ocorre desde novembro de 2016. A preparação para o encontro começou no fim do ano passado, após as eleições presidenciais.

Na Cimeira, autoridades dos dois países assinarão acordos bilaterais em diversas áreas. Serão pelo menos 13 documentos, incluindo cooperação entre as agências espaciais do Brasil e de Portugal, entre as agências de cinema dos dois países para produção audiovisual, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com diversos ministérios de Portugal e para equivalência de estudos nos níveis fundamental e médio, entre outros.

Na segunda-feira (24/4), o presidente e sua comitiva irão para a cidade de Matosinhos, na região do Porto, para participar da abertura do Fórum de Negócios Portugal-Brasil, evento organizado pela Apex-Brasil e a agência portuguesa Aicep, juntamente com o primeiro-ministro português António Costa.

À tarde, após viagem de volta a Lisboa, o presidente Lula e o presidente Marcelo Rebelo de Sousa farão a entrega do prêmio Camões ao cantor e compositor Chico Buarque. O brasileiro foi escolhido para receber a premiação em 2019, mas a assinatura não foi feita pelo governo anterior.
Já na terça-feira (25/4) pela manhã, Lula será homenageado em em uma sessão solene da Assembleia da República Portuguesa. Depois disso, a delegação embarca para Madri, capital da Espanha, onde cumpre agenda oficial.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //