Economia & Negócios

Setor de serviços na PB tem o 3º maior crescimento do NE

Números


18/09/2013



Uma pesquisa realizada mensalmente pelo IBGE sobre o desempenho do setor de serviços no Brasil, mostrou que a Paraíba vem registrando um desempenho bastante satisfatório em relação as outras capitais. Ela alcançou o terceiro melhor resultado da região nordeste e o quinto maior do país.

O setor de serviços no Brasil registrou um crescimento na casa dos 9,0% em julho deste ano, na comparação com igual mês do ano anterior, superior às taxas observadas em junho (8,8%) e maio (7,6%). Os Serviços prestados às famílias registraram variação de 12,8%, os Serviços de informação e comunicação, de 6,9%, os Serviços profissionais, administrativos e complementares, de 8,5%, Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, de 12,4% e Outros serviços, de 2,0%.

Os dados por Unidades da Federação revelam que apenas Sergipe registrou variação nominal negativa em julho (-1,9%) em relação ao mesmo mês do ano anterior. As maiores taxas foram registradas em Mato Grosso (23,5%), Tocantins (17,7%), Ceará (17,4%) e Bahia (16,0%). As menores taxas positivas foram observadas no Rio de Janeiro (5,0%), Amapá (4,6%) e Piauí (2,4%).

O segmento de Serviços prestados às famílias registrou no Brasil uma variação de 12,8% em julho sobre igual mês do ano anterior, a maior taxa registrada nos últimos 12 meses. O mês de julho caracteriza-se por ser tradicionalmente um mês em que ocorre um aumento natural da atividade turística, devido às férias escolares. O crescimento mais expressivo observado em 2013 decorre do movimento turístico superior ao de julho de 2012, em que o segmento cresceu 6,7% em relação à 2011, observando-se que o rendimento médio real dos trabalhadores em julho de 2013 foi 1,5% maior em relação à julho de 2012 e a massa de rendimentos médio real cresceu 2,7%, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego-PME do IBGE. Contribuiu também para esse crescimento a maior demanda dos serviços de catering, principalmente por parte das empresas de transporte aéreo, cujo movimento foi incrementado em função do evento da Jornada Mundial da Juventude.

Os Serviços de informação e comunicação registraram crescimento de 6,9%, inferior ao registrado em junho (7,6%). O crescimento dos Serviços profissionais, administrativos e complementares ficou em 8,5% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, contra 7,9% em junho e 7,6% em maio. O segmento de Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, por sua vez, registrou um crescimento nominal de 12,4% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, superior às taxas registradas em junho (10,1%) e maio (9,9%).

Os resultados acumulados no ano indicam que nos 7 meses de 2013, o crescimento nominal em relação ao mesmo período de 2012 situou-se no patamar de 8,6%. Neste período, o segmento Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio acumulou o maior crescimento (11,1%), enquanto os Serviços prestados às famílias registraram o segundo maior crescimento acumulado, com 9,8%. Os Serviços profissionais, administrativos e complementares registraram crescimento acumulado de 8,4%, os Serviços de informação e comunicação, 6,9% e Outros serviços, 4,9%.

A Paraíba, por sua vez, teve crescimento de 15,1% em julho, o quinto maior do país e o terceiro maior do Nordeste. Esse resultado é superior ao verificado em junho (8,6%) e maio (9,4%) passados. A variação acumulada no ano e em doze meses ficou em 10,6% (8ª colocação nacional e 3ª regional) e 10,2% (8ª maior variação nacional e 2ª regional), respectivamente, resultados superiores aos verificados no Brasil, que ficou em 8,6% e 8,8%, para os respectivos períodos considerados.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) tem por objetivo produzir indicadores que permitam o acompanhamento da evolução conjuntural do setor de serviços empresariais não-financeiros (excluindo-se os setores da Saúde e da Educação) e de seus principais segmentos, abrangendo 5 grupos de atividade que possuem correspondência com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) 2.0. A PMS investiga a receita bruta de serviços, Total e por Unidade da Federação.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //