Economia
Setor de restaurantes dos EUA protesta contra tarifa e reafirma importância do Brasil
Associação Nacional dos Restaurantes afirma que o Brasil é um fornecedor fundamental de itens como café e carne bovina para os EUA e alerta para aumento de custos ao consumidor.
24/07/2025

(Foto: Reprodução)
Anna Barros
De acordo com a Associação Nacional dos Restaurantes dos Estados Unidos, o Brasil é uma peça-chave para o mercado de alimentação fora do lar norte-americano. Esse posicionamento surge como um protesto contra a taxação de 50% sobre as exportações brasileiras, anunciada pelo presidente Donald Trump.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Em entrevista ao portal CNN, o vice-precidente de Relações Públicas da Associação, Sean Kennedy, disse que o Brasil exporta diversos itens que não possuem produção interna suficiente para suprir a demanda do país.
“O Brasil é um fornecedor fundamental de itens como café e carne bovina para muitos restaurantes americanos […] Como dissemos desde o início, nossa indústria depende de um fornecimento constante de produtos importados que não podem ser produzidos aqui nos EUA”, declarou.
Kennedy também explicou que, mesmo que o mercado norte-americano deixe de comprar do Brasil, o país continuará tendo que buscar outros fornecedores internacionais, devido à escassez de produção de alguns itens nos EUA. De qualquer forma, segundo ele, essa medida afetará o bolso do consumidor final.
“Aumentos drásticos de tarifas podem afetar o planejamento do cardápio e os custos dos restaurantes, que buscam novos fornecedores […] Instamos o governo Trump a adotar políticas que garantam acordos de comércio justo”, concluiu.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.