Polícia apreende quase 30 galos feridos em rinha clandestina no Sertão da Paraíba

Imagem Substituída

A Polícia Civil da Paraíba, em ação conjunta com a Polícia Militar, desarticulou neste domingo (22) um campeonato clandestino de rinha de galos no município de Princesa Isabel, no Sertão do Estado. A operação, batizada de “Rinha de Sangue”, foi deflagrada após denúncias anônimas e resultou na apreensão de quase 30 galos com ferimentos e na autuação de dezenas de envolvidos.

No momento da abordagem, pelo menos 35 pessoas participavam do evento, sendo 30 delas diretamente ligadas à organização e promoção das lutas. Algumas conseguiram fugir com a chegada da polícia, mas os principais organizadores foram detidos e levados à delegacia.

Durante a ação, os agentes encontraram galos das raças índio e brasileiro com lesões recentes no pescoço, cabeça e corpo, decorrentes de bicadas e esporadas. Também foram apreendidos objetos usados nas disputas, incluindo esporas artificiais, biqueiras, buchas, balanças de precisão, medicamentos, lâminas de serra, anilhas, kits de ferramentas e gaiolas.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

De acordo com a Polícia Civil, os materiais evidenciam que o evento estava estruturado para fins de apostas, caracterizando prática de crueldade e exploração animal. Os envolvidos foram autuados em Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e responderão com base na Lei de Crimes Ambientais, que prevê pena de até um ano de prisão e multa.

Em função da ausência de um local adequado para acolhimento, os animais permaneceram sob a guarda dos próprios detidos, que assinaram termo de responsabilidade como depositários fiéis. A Polícia Ambiental, em cooperação com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA), lavrou autos de infração com multas que podem chegar a R$ 15 mil por pessoa.

Segundo a Polícia Civil, rinhas de galos configuram crime ambiental e contravenção penal, sendo passíveis de detenção e multa, com agravamento em caso de reincidência.

Galos envolvidos em rinha clandestina apreendidos pela polícia com sinais de ferimentos

Galos envolvidos em rinha clandestina apreendidos pela polícia com sinais de ferimentos

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso