Paraíba

Procurador nega conotação político-partidária em evento do MPF em João Pessoa: “Um equívoco” 


01/08/2022

Portal WSCOM

 

O procurador da República José Godoy negou, neste domingo (31), a existência de conotação político-partidária no evento “Desinformação, letramento midiático e democracia”, que será realizado na quinta-feira (4), em João Pessoa. Segundo o blog do Suetoni, a promoção da mesa redonda causou celeuma entre os membros do órgão, que viram risco de “contaminação” política das discussões por causa da proximidade do período eleitoral e da participação de entidades ligadas a agremiações políticas entre os participantes.

“É um equívoco atribuir ao evento, que vai acontecer na quinta-feira, qualquer conotação político-partidária, que não tem. É um evento voltado para o direito fundamental, previsto na Constituição, estimulado pela ONU e pela Unesco, à comunicação. Então, vai se tratar deste direito fundamental, descrevendo ele como um direito humano diretamente. Vai se tratar da forma como ele se dá, da forma como ele é sonegado aos grupos minoritários. Por isso, esse enfoque de convidar movimento negro, movimento LGBTQIAP+, movimento Quilombola, movimento de mulheres e movimento cigano”, disse Godoy.

O evento ocorrerá na sede do Ministério Público Federal (MPF), na capital, e é promovido pelo MPF, Fórum Interinstitucional pelo Direito à Comunicação (Findac-PB), Observatório Paraibano de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, e pelo Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, organização que trabalha pela efetivação do direito humano à comunicação no Brasil.

O objetivo do evento é discutir com o público paraibano o fenômeno da desinformação, que tem atingido as democracias em diversos países, prejudicando o debate público por meio de manipulação e intolerância político-ideológica. São esperadas presenças de representantes dos diversos segmentos da sociedade atingidos pela pandemia de fake news, como movimentos sociais, organizações de comunicação, órgãos públicos e diversas entidades.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //