Paraíba

PRF inicia operação para reduzir acidentes por excesso de velocidade

Excessos no trânsito


01/02/2016



Acidentes envolvendo veículos em excesso de velocidade são, geralmente, muito graves. Estes costumam produzir vítimas graves e mortos. Em 2015 a PRF registrou nas rodovias federais na Paraíba 302 acidentes, que geraram 75 feridos graves e 22 mortos. Um outro número assusta quando o assunto é excesso de velocidade, o de imagens captadas pelos radares fotográficos da PRF. Foram 37.403 veículos flagrados acima da velocidade permitida em 2015.

A expectativa é de que o comportamento de boa parte dos condutores tenha mudado após terem recebido o auto de infração. Diferente dos radares fixos, onde após passá-lo, grande parte dos motoristas voltam a imprimir altas velocidades até se aproximarem de um outro equipamento fixo, os radares da PRF são portáteis e usados em qualquer lugar onde as estatísticas indiquem incidência elevada de acidentes. Isso cria uma expectativa junto ao condutor. Ele nunca sabe onde um radar da PRF será encontrado, forçando-o a trafegar de maneira mais comedida.

Na tarde desta terça-feira (2), será promovida uma ação punitiva e educativa, onde o tema será o excesso de velocidade. "Apresentaremos, na prática, a nova metodologia de fiscalização com os radares portáteis. Por questões de estratégia manteremos o sigilo sobre os locais das ações até o final da manhã de amanhã. O ponto de encontro será divulgado com antecedência suficiente para que a imprensa compareça sem prejuízo. Pedimos, de antemão, que reservem suas equipes para que possam acompanhar a operação".
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //