Saúde

Presiente destaca avaliação positiva das Unimeds e prevê ano de avanços em 2014

2014


18/12/2013



As Unimeds das regiões Norte e Nordeste estão “fechando” o ano com saldo extremamente positivo, com destaque para o registro positivo em avaliação recente promovida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que aferiu o desempenho das operadoras de planos de saúde em atividade no país. A avaliação é do presidente da Unimed Norte/Nordeste, Reginaldo Tavares de Albuquerque, que disse esperar um ano ainda melhor para as cooperativas de trabalho médico em 2014. “O trabalho conjunto de nossas lideranças, dirigentes e cooperados foi preponderante para superarmos os obstáculos e criarmos as condições para avançarmos no ano que se aproxima”, acentuou.

Tavares revelou que 49 das 51 Unimeds das regiões Norte e Nordeste avaliadas pelo Programa de Qualificação das Operadoras de Planos de Saúde da ANS obtiveram desempenho satisfatório, figurando entre as com atuação regular e excelente. “O resultado mostra que as Unimeds das regiões Norte e Nordeste têm conseguido suplantar as dificuldades impostas pelo poder regulatório e pelas próprias dificuldades da economia nacional, contudo, apesar disso, os números refletem que estamos no caminho certo, promovendo investimentos, melhorando os serviços, possibilitando mais oportunidades aos cooperados e isso é fruto de um trabalho coletivo”, enfatizou.

Dentre as operadoras do Sistema Unimed situadas na região Nordeste, 42 das 43 cooperativas foram classificadas entre as faixas três (03), quatro (04) e cinco (05), que compreendem os níveis satisfatório, ótimo e excelente, respectivamente. Na região Norte, sete (07) das oito (08) cooperativas também auferiram desempenho nos principais agrupamentos da avaliação.

Para o presidente da Unimed Norte/Nordeste, Reginaldo Tavares de Albuquerque, os números apresentam um cenário de muita superação das cooperativas, porém advertiu que é preciso recuperar quem não obteve uma boa avaliação e continuar melhorando a gestão e aperfeiçoando os processos para manter a regularidade técnica e operacional das operadoras. “O mercado se torna ainda mais competitivo diante de tantos desafios que nos são impostos cotidianamente, daí a necessidade cada vez mais produzirmos novas iniciativas voltadas a cumprir às necessidades dos clientes que utilizam nossos serviços, a própria legislação, além, claro, do nosso cooperado”, frisou.

Segundo o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (ano 2013/ base 2012) divulgado pela ANS na semana passada, as Unimeds apresentaram importante evolução nas faixas superiores de avaliação. No ano base 2011, o Sistema Unimed concentrava 82% de suas cooperativas nas duas faixas mais importantes do IDSS (de 0,6 até 1,0). Os novos dados publicados na semana passada mostram que essa concentração subiu para 87%.

Enquanto o setor como um todo apresenta um percentual de operadoras com IDSS de 0,6 a 1,0 em torno de 64%, o Sistema Unimed registrou 23 pontos percentuais a mais.

Detalhes – A avaliação da qualificação das operadoras, que vem sendo feita progressivamente desde 2004, tem como referência o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que varia de 0 (zero) a 1 (um) e é formado por percentuais variáveis, sendo 40% do total da pontuação atribuídos às ações de promoção, prevenção e assistência à saúde; 20% ao desempenho econômico-financeiro da empresa, levando-se em conta a sua capacidade de custear o conjunto das ações e serviços de saúde necessários para o atendimento aos beneficiários; 20% à capacidade de manter ou aumentar o número de beneficiários, oferecendo uma rede assistencial suficiente e estável que permita o cumprimento de suas obrigações técnicas e cadastrais junto à ANS, o que significa qualidade estrutural e operacional; 20% ao nível de atendimento das expectativas dos consumidores de planos de saúde, o que se traduz em satisfação dos beneficiários.

A cada um desses quatro índices corresponde uma série de indicadores elencados pela ANS, acrescidos de outros anualmente e os dados a eles referentes devem ser enviados pelas operadoras ao sistema de informações essenciais do Programa de Qualificação, dentro do prazo estabelecido.

Sobre a Unimed Norte/Nordeste – O Sistema Regional está distribuído em 9 Federações e cobre 85% dos municípios das regiões Norte e Nordeste, oferecendo saúde e serviços de qualidade, sempre com a marca Unimed. Constituída por 80 cooperativas, entre Singulares e Federações, e mais de 24 mil médicos cooperados, a Unimed Norte/Nordeste promove a integração, orientação e coordenação das atividades do Sistema Regional das Unimeds dos estados do Norte e Nordeste. O complexo empresarial cooperativo é constituído pelas Unimeds dos Estados do Norte e Nordeste, além de diversas empresas criadas para oferecer suporte a elas, por meio de ações e serviços desenvolvidos para melhorar ainda mais o nosso atendimento, ampliando os resultados e oportunizando novos negócios. A rede de serviços é composta por 18 hospitais próprios, 1.098 leitos hospitalares, 396 hospitais referenciados e 18.920 leitos referenciados. A rede do Sistema Unimed Norte/Nordeste produz 10,8 milhões de consultas e 25,9 milhões de exames laboratoriais por ano. São gerados mais de 9 mil empregos diretos e 58 mil indiretos.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //