Notícias

Embaixador de Portugal em visita a João Pessoa vai receber a medalha Cunha Pedrosa e proferir palestra no TCE-PB

Além da homenagem, o embaixador fará uma conferência intitulada "As Diplomacias do Brasil e de Portugal como diplomacias de paz"


20/05/2024

(Foto: Divulgação)

Portal WSCOM

No próximo dia 23 e 24 de maio, João Pessoa receberá a visita do Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Filipe Faro Ramos. A visita, a convite do Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Marcílio Toscano Franca Filho, tem como objetivo fortalecer os laços institucionais entre Portugal e a Paraíba.

Durante sua estadia, o embaixador terá uma agenda intensa. Na sexta-feira, dia 24, às 10h, em sessão extraordinária, o Tribunal de Contas da Paraíba sob a presidência do conselheiro Nominando Diniz Filho, irá conceder a Medalha Cunha Pedrosa a Luís Filipe e Faro Ramos, em reconhecimento à sua contribuição para as relações entre os dois países.

Além da homenagem, o embaixador fará uma conferência intitulada “As Diplomacias do Brasil e de Portugal como diplomacias de paz”, que será realizada no Plenário Ministro João Agripino Filho, na sede do TCE-PB.

A resolução referente à concessão da medalha já foi aprovada por unanimidade pela Corte Paraibana, demonstrando a importância e o apreço pelo trabalho desenvolvido pelo embaixador.

Vale ressaltar que o Tribunal de Contas da Paraíba mantém uma excelente relação com o Tribunal de Contas de Portugal, fomentando a colaboração e o intercâmbio de experiências entre as instituições. O conselheiro Fábio Nogueira (vice-presidente do TCE-PB) é cidadão português.

O procurador Marcílio Franca disse que a conferência do embaixador é de grande relevância não apenas para os membros e servidores do Tribunal de Contas, mas também para a comunidade acadêmica. Estudantes dos cursos de direito, relações internacionais, letras estrangeiras aplicadas às negociações internacionais e gestão pública da UFPB e da UEPB terão a oportunidade de participar do evento e enriquecer seus conhecimentos sobre as relações diplomáticas entre Brasil e Portugal.

“A visita do Embaixador Luís Faro Ramos promete fortalecer os laços entre os dois países e contribuir para um maior entendimento mútuo, reforçando a importância da diplomacia como instrumento de paz e cooperação internacional”, destacou o procurador.

Perfil do Embaixador – Luís Filipe Melo e Faro Ramos.

Nascido em Lisboa em 1962, Luís Faro Ramos licenciou-se em Direito e entrou na carreira diplomática em 1986, tendo ocupado o seu primeiro cargo no estrangeiro em 1993, quando foi colocado em Atenas como substituto legal do chefe de missão.

O Embaixador Luís Faro Ramos foi o primeiro diplomata a dirigir o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, por despacho do Ministro dos Negócios Estrangeiros, de 24 de outubro de 2017.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //