Paraíba

Presidente da FIEP integra delegação da Cúpula Empresarial Brasil – Estados Unid

Nos EUA


30/06/2015



O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – FIEP, Francisco de Assis Benevides Gadelha foi convidado para integrar uma delegação de empresários liderada pela Confederação Nacional da Indústria – CNI durante a Cúpula Empresarial Brasil – Estados Unidos. O evento será nesta terça-feira, dia 30 de junho, em Washington, e acontecerá durante a visita oficial da presidente da República, Dilma Roussef, aos EUA.

A programação será aberta pelo vice-presidente para Américas, U.S. Chamber of Comerce, Jodi Bond, e pelo vice-presidente da CNI, Paulo Tigre.

Na Capital dos Estados Unidos os empresários brasileiros acompanharão painéis temáticos sobre os seguintes temas: “Parceria em comércio e investimento”, “Parceria em inovação e competitividade”, além da apresentação do panorama da relação bilateral entre os dois países.

Está prevista ainda, uma apresentação sobre a parceria econômica Brasil – Estados Unidos e de casos de sucesso de investimentos no Brasil, além da divulgação dos resultados do Fórum de Altos Executivos. O evento será encerrado com o Discurso da presidente Dilma Rousseff.

A Cúpula Empresarial Brasil – Estados Unidos é organizada pela U.S. Chamber of Comerce (a representante do setor privado americano), Confederação Nacional da Indústria, Conselho Empresarial Brasil – Estados Unidos, Câmara Americana de Comércio e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

A Confederação Nacional da Indústria defende que os governos de Brasil e Estados Unidos iniciem a negociação de um acordo de livre comércio, de um acordo para evitar a dupla tributação dos investimentos e a isenção de vistos para turistas e empresários. Os Estados Unidos são considerados prioritários para o setor privado hoje. Estão apenas atrás da China como maiores compradores de produtos brasileiros.

A Agência CNI de Notícias preparou uma lista para mostrar a importância dos EUA para o mercado brasileiro:
1- Os Estados Unidos são o segundo maior comprador de produtos brasileiros. O Brasil exportou para o país US$ 27 bilhões, em 2014.

2- As vendas brasileiras para os EUA cresceram 10% no ano passado, apesar de as exportações brasileiras como um todo terem caído 7% no período.

3- O país é o principal comprador de produtos industrializados do Brasil – 81% dos produtos exportados pelo Brasil para os americanos são industrializados.

4- Um terço das exportações para os americanos são de bens de maior complexidade tecnológica, como aviões, máquinas e eletroeletrônicos.

5- 63% do setor produtivo brasileiro dizem que os EUA devem ser o país prioritário nas negociações comerciais para incrementar a produção brasileira, segundo pesquisa da CNI.

6- É o país que mais investe no Brasil – possui um estoque de US$ 116 bilhões em investimentos -, gerando emprego e trazendo inovações para o território brasileiro.

7- Abriga o maior volume de multinacionais brasileiras instaladas em outro país. Elas enviam suas remessas de lucros e inovações para o Brasil. E esse número pode crescer.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //