Paraíba

Prefeitura e Sebrae firmam parceria para resgatar os valores tradicionais do Sã

Resgate junino


21/03/2015



No intuito de resgatar a essência cultural do Maior São João do Mundo e atrair maiores resultados dentro do Turismo Eventos, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, junto a Coordenação do Evento e a Secretária de Cultura do município e a Associação Cultura Gerais (ACG), órgão vinculado ao Serviço Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE), firmaram parceria que já será desenvolvida com relação aos festejos deste ano.

O encontro, no qual o tema foi debatido, ocorreu na sexta-feira, envolvendo também a presença de representantes de quadrilhas juninas e de outros movimentos culturais da cidade. Na oportunidade, foi discutida a necessidade de se resgatar os costumes e tradições que se ausentaram por advento da modernidade da maior festa junina do mundo como, comidas típicas, quadrilhas juninas, grupos folclóricos, além do profano e o religioso da festa.

Há um consenso geral que esses atrativos sempre foram pontos altos de eventos na cidade, não apenas durante os 30 dias de Festa, mas também, no decorrer de todo o ano, envolvendo escolas e bairros da Rainha da Borborema.

Perseguindo esse objetivo, o Coordenador Geral do Maior São João do Mundo, Temi Barbosa Cabral, disse que o grande desafio é somar esforços em prol do evento atraindo o maior valor deste. “Resgatar a cultura evidenciada em nossos costumes e no nosso folclore, levando ao turista e a sociedade campinense o gosto do ontem, do passado, dando maior ênfase ao que há de mais saboroso dentro daquilo que Campina pode oferecer”, sentenciou.

Para José Carlos Almeida (ACG-SEBRAE), a produção associada será o grande gancho do projeto no resgate da cultura raiz do evento. “Integrar a comunidade criando atividades criativas, os órgãos envolvidos, públicos ou não, isso é o que importa, além daquilo que já existe, buscando as raízes do evento, a cultura, a dança, o baião, a comida típica, enfim, tudo aquilo que valoriza o que já é grande por natureza” ressaltou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //