Início » Opiniões e Blogs » Colunistas - Opiniões e Análises de Especialistas » A história, a saudade de Ludovino, o registro de Marcos Formiga, a sabedoria incomum de Prof. Lynaldo Cavalcanti e a dívida da Paraíba

A história, a saudade de Ludovino, o registro de Marcos Formiga, a sabedoria incomum de Prof. Lynaldo Cavalcanti e a dívida da Paraíba

 

Sejamos francos: neste domingo de dezembro de 2024 eis que nos deparamos com uma abordagem contemporânea e verdadeiramente comprovada em torno de personagens fundamentais da Paraíba, que até hoje não dá o devido valor.

Estamos tratando da vida e obra de gente como Ludovino mas, em especial do professor Lynaldo Cavalcanti, ex reitor da UFPB mais importante na Ciência e Tecnologia do Brasil ainda hoje tratado de forma insuficiente e absurda dado a sua relevância Nacional e internacional.

Antes de expor o texto recebido do professor doutor Marcos Formiga, lembramos que professor Lynaldo Cavalcanti foi na DITADURA o mais importante contratador de gente progressista tratada como comunista sem igual ao longo da História da UFPB. Tudo hoje deve a ele.

Por essas e outras defendemos sua memória.

O TEXTO DE MARCOS FORMIGA

No dia em que nos despedimos do colega Ludovino; e também, o dia de relembrar a memória do nosso amigo Lynaldo, que aniversaria hoje.

A Ciência brasileira, e principalmente, a Tecnologia tiveram seu apoio incondicional em tudo que fez e por onde passou deixou sua marca de serviços prestados.

A Tecnologia só foi agregada ao nome e a missao do Cnpq, 25 anos depois de sua criação.!

Joao Paulo dos Reis Veloso, no Planejamento, Jose Dion no CNPq e José Pelúcio na Finep deram inicio efetivo ao Sistema Nacional de C&T, que teve em Lynaldo Cavalcanti seu grande implementador.

Resultando em visibilidade tal, que o Presidente Tancredo Neves transformou- o sistema em Ministério da Ciência e Tecnologia.

Para quem teve a oportunidade de trabalhar com ele ou acompanhar sua trajetória há de lembrar do seu des
-temor e saber decidir, a despeito dos obstáculos a enfrentar da máquina burocrática arraigada a gestão pública brasileira.
Lynaldo faz muita falta.

Nao tinha medo de agir e realizar!
Seu exemplo permanece e deveria iluminar mentes e corações daqueles que ocupam funções gerenciais do setor e que deveriam dar importância crescente nesta Sociedade do Conhecimento, cada vez mais dependente de CT&I..

Nesse particular, lamentavelmente, Governos e Sociedade estão ainda em débito com o Brasil!

Joao Pessoa, 8 de Dezembro de 2024.

Marcos Formiga

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo