Independe de torcida ou manipulação de dados. O fato é que a Federação PT/PV e PC do B na Paraíba está rachada e precisará de decisão nacional. O PT tem 10 votos e PV e PC do B têm 4 cada, totalizando 8 votos. A decisão final requer maioria de 2/3.
A questão central reside na posição do presidente Jackson Macedo defendendo a candidatura de Veneziano, do MDB, enquanto PC do B e PV apoiam a reeleição de João Azevêdo, além de participarem do governo, assim como diversos petistas.
No processo, vamos aguardar ainda os desdobramentos da decisão nacional do MDB de formalizar a candidatura de Simone Tebet – situação esta que, mesmo com contrarreação de Vené, dificulta a situação do senador na conjuntura.
Seja como for, este será um dos processos a exigir decisão nacional. Leve-se em conta ainda o fato de que João Azevedo é candidato do PSB, partido do vice de Lula, e ainda a Frente de Esquerda paraibana se apresenta alinhada com João, ainda tendo o partido Rede no apoio.
Na prática, tanto numericamente quanto na essência do processo conjuntural interno em torno da Federação o cenário é favorável a João Azevedo. Simples assim.
MAIS PROBLEMA PARA VENÉ
Na articulação nacional, o PSDB está exigindo para apoiar Simone Tebet que o MDB apoie seus candidatos ao governo no Estados, o que gera sérios problemas para Veneziano na Paraíba e Renan em Alagoas.
ÚLTIMA
“Em terra de cego/ quem tem um olho é rei…”