Marcelo Queiroga fala sobre vacinação, política de tratamento de doenças raras, rebate críticas e conclama pais a imunizarem as crianças

Imagem Substituída

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, falou nesta terça-feira (15), durante evento de inauguração do Centro de Doenças Raras de João Pessoa, sobre a vacinação contra a covid-19 de crianças e adultos e os esforços do Governo Federal para ampliação de acesso ao Sistema Único de Saúde pela população em geral.

O médico paraibano destacou a importância do equipamento de saúde inaugurado pela capital, segundo do país e primeiro do Nordeste no acolhimento e tratamento de pessoas portadoras de doenças raras.

“Um momento importante de entrega de mais um equipamento de saúde que está sendo feito pela Prefeitura de João Pessoa, que se destina ao cuidado de pessoas portadoras de doenças raras, uma pauta muito sensível, de interesse de toda a sociedade. O Governo Federal tem se emprenhado muito em ampliar o acesso, com qualidade, àqueles que têm doenças raras ao Sistema (Único) de Saúde, não só a medicamentos especiais que têm um custo elevado, mas, sobretudo a uma atenção com acolhimento, com dignidade”, disse.

Queiroga também falou sobre a vacinação contra a covid-19 no Brasil e ressaltou a importância da busca pela população aos imunizantes contra o coronavírus.

“A população brasileira é muito sensível à vacinação, tem a cultura de um século de buscar as vacinas nas Unidades de Saúde. O Brasil já mostrou toda a sua capacidade de vacinar a população contra a covid-19, nós estamos entre os quatro países que mais doses de vacina distribuem entre a sua população e não é diferente em relação às crianças. As crianças têm direito as vacinas, as vacinas foram adquiridas pelo Governo Federal e estão disponíveis”, ressaltou.

Ele destacou que o Brasil está seguindo com a vacinação infantil e que até o fim do trimestre o Governo Federal terá adquirido as doses necessárias para a vacinação de todas as crianças do país.

“O Brasil vai bem em relação a vacinação das crianças. Nós já vacinamos cerca de 20% das nossas crianças com a primeira dose da vacina, já distribuímos doses para vacinar todas as crianças brasileiras com a primeira dose, e até o final do trimestre nós teremos todas as doses para vacinar as crianças”, disse.

Queiroga ainda convocou os pais para que busquem as salas de vacinação e realizem a vacinação das crianças contra a covid. “Aproveito a oportunidade com o prefeito Cícero Lucena, com a secretária Margareth Diniz para exortar aos pais que exerçam esse direito. Levem os filhos para buscar as vacinas. As vacinas estão disponíveis não só para as crianças de 5 a 11 anos, mas também para os adolescentes”, conclamou o ministro.

Por fim, Marcelo Queiroga rebateu críticas e afirmou que a pasta da saúde do Governo Federal trabalha em conjunto com estados e municípios, como é o caso da Paraíba e de João Pessoa. “Todos juntos trabalhando de maneira tripartite. Nós só temos um único inimigo que é o vírus, e temos um objetivo em comum que é pôr fim à pandemia da covid-19”, concluiu.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso