Novidade na cena de bastidores da política partidária na Paraíba. A Juventude do Partido dos Trabalhadores no Estado acaba de eleger novos dirigentes em mandatos com 39 dos 53 delegados ligados ao atual coordenador Pedro Matias.
Esta eleição precisa ser levada em conta porque majoritariamente 70% dos delegados e delegadas defendem que o PT constitua um palanque amplo em torno de Lula no estado e isso envolve todas as lideranças que estão ou já estiveram ao lado do ex-presidente.
Trocando em miúdos, a Juventude do PT não tem restrições como faz o ex-governador Ricardo Coutinho, portanto, a direção nacional precisa conviver com esta posição bem clara deste segmento sem vetos e, ao contrário, abrigo de todas as lideranças.
A PALAVRA OFICIAL
O atual coordenador da Juventude do Partido dos Trabalhadores, Pedro Matias, confirmou que foram realizados Congressos Municipais em 20 municípios, dos quais chegou-se a um total de 53 delegados votantes no Congresso Estadual da Juventude do PT.
– Dos 53 delegados e delegadas, 39 foram eleitos por nossa chapa “Uma JPT do tamanho da nossa coragem”, 10 foram eleitos e eleitas pela candidatura da Articulação de Esquerda (tendência interna) representada pelo candidato Hortência Duarte, ligado aos deputados Anísio Maia e Frei Anastácio, e 04 delegados foram eleitos pela candidata Marinha Silva, que faz parte do grupo do presidente estadual do PT, Jackson Macedo”.
Com base no novo levantamento, 70% das delegadas e delegados eleitos se alinham como majoritários numa grande frente.
Em síntese, eis mais uma peça no tabuleiro político-partidário para 2022.