[AO VIVO] Luciano Hang declara ter “duas ou três” contas no exterior, mas nega financiar fake news

Imagem Substituída

Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid recebe nesta quarta-feira, 29, o empresário Luciano Hang, apoiador do presidente Jair Bolsonaro. Ele é apontado como membro do chamado “gabinete paralelo”, grupo de bolsonaristas suspeito de aconselhar o chefe do Executivo em relação à pandemia, incentivando, principalmente, ideias sem comprovação científica, como o “tratamento precoce”.

O empresário também é apontado como financiador de sites bolsonaristas propagadores de fake news. Ao saber da convocação, Hang publicou vídeo marcado por ironias em que aparece algemado. Como previsto, o depoimento está marcado por tensão, provocações e polêmicas.

O empresário Luciano Hang admitiu ter contas no exterior e offshores em paraíso fiscal. Durante depoimento na CPI da Covid, Hang negou que tenha financiado a disseminação de fake news.

“Temos contas no exterior, temos offshore, deve ser umas duas ou ou três, declaradas na Receita Federal, todas essas declaradas e auditadas”, disse Hang.

Após o presidente da CPI, Omar Aziz, afirmar que a CPI tem informações sobre o financiamento de fake news por meio das contas no exterior, e empresário negou: “não, não”.

O empresário também admitiu que recebeu benefícios fiscais para a atividade das empresas Havan no País, mas afirmou que todos os incentivos estão previstos em legislação. Ele ainda classificou como “fake news” a informação de que tenha sido financiado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES).

O depoimento de Hang começou tumultuado na CPI. Houve bate-boca entre o grupo majoritário e os governistas. O senador Rogério Carvalho (PT-SE) chegou a pedir a retirada do advogado do empresário na sala da comissão após o defensor ter supostamente ofendido o parlamentar. O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), determinou a apreensão de placas que Hang levou para a comissão pela Polícia do Senado. Uma delas tinha a frase “não me deixam falar”.

 

Acompanhe ao vivo sessão da CPI da Covid:

 

 

Convocação do empresário

O requerimento para convocação de Hang foi apresentado pelo relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), no mesmo dia em que o empresário foi citado no depoimento do diretor-institucional da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Jr. Foi em um dos hospitais da rede que a mãe do empresário, Regina Hang, de 82 anos, morreu, em fevereiro deste ano, e teve o atestado de óbito fraudado.

Em vídeo publicado nas redes sociais após o falecimento de Regina, Hang aparece dizendo que a mãe poderia ter sido salva se tivesse feito “tratamento preventivo”. No entanto, o prontuário médico da paciente no hospital Sancta Maggiore, obtido pela CPI, indica que ela tomara, sim, hidroxicloroquina e ivermectina antes da internação.

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso
Ir para o conteúdo