Sem dúvidas nenhuma o anúncio de refiliação do ex-governador Ricardo Coutinho no PT estadual atraindo três deputados estaduais e a prefeita Márcia Lucena se traduz em pauta muito importante na cena político-partidária na próxima quinta-feira , mesmo atraindo muitos barulhos e até problemas.
Diferente de tempos atrás, mesmo sendo referência importante na política da Paraíba, na atualidade o ex-governador atrai mais problemas do que solução na atual conjuntura e, por força disso, pode criar sérios problemas para a campanha de Lula no Estado, por vários fatores, a partir de saldo da postura do passado e, enfim, do grave problema chamado Operação Calvário.
A POSTURA DE LULA
Depois de tudo que soube, viu e atestou de RC em favor dele e de Dilma, Lula convive com inúmeros depoimentos de líderes da Paraíba, inclusive contestadores, dando-lhe informações atualizadas de que o processo de RC além de tudo tem elementos arrasadores. O ex-presidente soube de tudo ao lado da presidente Gleisi Hoffmann.
Na prática, significa dizer que o pronunciamento de Lula na próxima quinta-feira não pode abrigar o conceito de ” que nada sei”, pois sabe de tudo, e é esta incógnita que ele trará para sua falação.
Não é fácil, até doloroso conviver com a atualidade diante de um passado tão prosperado ex-governador, mas o futuro do Brasil e da Paraíba no particular depende e exige capacidade de Lula separar joios do trigo, pois ele precisa na atualidade de João Azevedo.
Pode até abrigar proporcionalmente o ex-governador por recompensa ao passado de aliado, mas a conjuntura atual exige outro procedimento sob pena de arruinar seu futuro.
É duro demais conviver com isso, mas é a realidade.