O Blog de Walter Santos traz analise atualizada sobre a sucessão na Paraiba, a partir da pesquisa Ibope. Leia:
Na Paraíba, o que dizem os primeiros números do Ibope na disputa para o Governo Estado
O cenário politico do Estado foi impactado nesta sexta-feira de agosto de chuvas com a primeira rodada de pesquisa do Instituto Ibope contratada pela Rede Paraíba de Televisão (leia-se Globo) para o Governo do Estado apontando a liderança do candidato do MDB, José Maranhão, com 31% das intenções de voto. Os candidatos do PV, Lucélio Cartaxo, apareceu em segundo com 18% e João Azevedo, do PSB, com 17% – neste caso se traduz em empate técnico.
A análise a seguir resulta de uma abordagem exclusivamente focada nos números absolutos sem adjetivação. Em sendo assim, atesta-se que o candidato do MDB se mantém com maior recall (lembrança de seu nome no inconsciente popular) do que os seus concorrentes.
É pertinente conjugar esta condição de Maranhão com a liga de sua imagem com o elemento de ser Ficha Limpa alinhando sua performance à experiência ao invés do desgaste por ter mais tempo como ex-governador do Estado.
OUTRAS VARIANTES A CONSIDERAR
Os números apontam um empate técnico com um dígito pró Lucélio (18%) na relação com João Azevedo (17%) em nível a suscitar um forte enfrentamento entre as duas maiores estruturas de Poder (Governo do Estado versus Prefeituras de João Pessoa e Campina Grande).
Ora, levando em conta tal realidade, indaga-se uma série de fatores:
1º ) por que a aprovação do governador Ricardo Coutinho na casa acima dos 70% não se apresenta nesta pesquisa?
2º) qual a razão para Lucélio estar neste patamar, mesmo não tendo exposição de seu concorrente há mais tempo na estrada?
3º) os efeitos da cena nacional não se efetivaram?
4º ) os numeros captam os efeitos dos dois primeiros debates?
5º) o que pode mudar a realidade da pesquisa de agora em diante?
SOBRE ZÉ
A pesquisa pode estar indicando que o fator experiência de Maranhão e sua condução nos enfrentamentos com equilíbrio expondo o caráter alternativo seguro entre a guerra entre Governo e Prefeituras – estes elementos podem estar influenciando.
DESAFIOS
A partir de agora, João Azevedo e Lucélio Cartaxo passam a precisar ajustar suas estratégias buscando deslanchar na perspectiva de segundo turno, sobretudo Azevedo.
O fato é que Maranhão se surpreende por não ter estrutura nenhuma concorrente aos demais candidatos.
A REAÇÃO DE MARANHÃO
O candidato ao governo pelo MDB, José Maranhão, comemorou na abertura do comitê em João Azevedo, na Avenida Rui Carneiro, os números do IBOPE representam a aliança de sua candidatura com a opção do povo pelo seu projeto.
– A pesquisa mostra que o povo está conosco – revelou ele pedindo à militância para manter o mesmo ritmo evitando o salto alto – revelou.