A recém-empossada secretária de Planejamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Daniela Bandeira, revelou nesta quinta-feira (6) que inexiste qualquer tipo de contato realizado pelo Governo do Estado ou dado apresentado junto à administração municipal relativos a construção do “Parque Parahyba”, que prevê a urbanização de canais fluviais na região do Bessa, na Capital.
Segundo a gestora, o início das obras do “Parque Parahyba” – empreendimento lançado pela administração municipal por decreto na época do governo do então prefeito Ricardo Coutinho (PSB) – ainda estão pendentes da resolução de questões fundiárias na região.
“O Parque Parahyba tem vários trechos, e alguns deles ainda pendentes de questões latifundiárias a serem ainda resolvidas. Nós, não conhecemos ainda formalmente o projeto que o Governo da Paraíba apresentou a comunidade. Ele não foi apresentado à Prefeitura, então fica difícil você comentar sobre que intervenção será essa, em que moldes, em que áreas, se essa área que vai sofrer a intervenção é do município ou da União, porque não há registro formal do projeto junto à Prefeitura de João Pessoa”, disse a gestora em entrevista à Rádio CBN.
Daniela Bandeira ainda afirmou que a gestão do prefeito Luciano Cartaxo (PSD) é favorável a qualquer tipo de intervenção na cidade desde que venha a beneficiar a população, porém, esclareceu que, antes de tudo, é necessário o conhecimento e a autorização do governo municipal sobre a respectiva ação ou empreendimento.
“Existem regras e existem procedimentos a serem cumpridos para que esses projetos sejam revestidos de legalidade. Esperamos que o Governo do Estado apresente o projeto para que a gente possa fazer as análises pertinentes, e ai partirmos para todos os processos de licenciamento que sejam necessários, desde que sejam benéficos a nossa cidade”, explicou.
Projeto do Governo
No último dia 4 de março, o Governo do Estado promoveu assembleia junto aos moradores do bairro do Bessa, em João Pessoa, para apresentar o projeto de urbanização de canais denominado Parque Parahyba.
O projeto foi apresentado pelo secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo – pré-candidato a prefeito pelo PSB. Na oportunidade, ele explicou que o objetivo do projeto é urbanizar as áreas marginais aos canais do bairro. Com a urbanização, o local irá ganhar ciclovias, academia de ginástica, estacionamento, bicicletários, áreas de convivência, iluminação, playground, entre outros benefícios.
Após o secretário João Azevedo explicar detalhes do empreendimento, os mais de 100 moradores representantes de associações do bairro apresentaram sugestões e, numa votação histórica, segundo eles, aprovaram por unanimidade o projeto do Parque Parahyba.
João Azevedo destacou que as obras terão inicio assim que a ordem de serviço for assinada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), no prazo de 70 dias, e a execução se dará dentro de 12 a 18 meses. O empreendimento está orçado em R$ 2,9 milhões. A área total soma mais de 15 hectares, o equivalente a 150 mil metros quadrados de urbanização.