Paraíba

Polícia Rodoviária Federal intensifica fiscalização com radares

Operação Pé no Freio


02/02/2016

Acidentes envolvendo veículos em excesso de velocidade são, geralmente, muito graves. Estes costumam produzir vítimas graves e mortos. Em 2015 a PRF registrou nas rodovias federais na Paraíba 302 acidentes, que geraram 75 feridos graves e 22 mortos. Um outro número assusta quando o assunto é excesso de velocidade, o de imagens captadas pelos radares fotográficos da PRF. Foram 37.403 veículos flagrados acima da velocidade permitida em 2015.

A expectativa é de que o comportamento de boa parte dos condutores tenha mudado após terem recebido o auto de infração. Diferente dos radares fixos, onde após passá-lo, grande parte dos motoristas voltam a imprimir altas velocidades até se aproximarem de um outro equipamento fixo, os radares da PRF são portáteis e usados em qualquer lugar onde as estatísticas indiquem incidência elevada de acidentes. Isso cria uma expectativa junto ao condutor. Ele nunca sabe onde um radar da PRF será encontrado, forçando-o a trafegar de maneira mais comedida.

Na tarde de hoje (2) na Unidade Operacional da PRF de Café do Vento, localizada no quilômetro 70 da BR 230, estaremos promovendo uma ação punitiva e educativa, onde o tema será o excesso de velocidade. Lá, apresentaremos, na prática, a nova metodologia de fiscalização com os radares portáteis. O início se dará às 14.

Recomendação – Por questões lógicas, pedimos que não sejam divulgados dados da operação (hora, local etc) antes do seu início.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //