Política

Pesquisa Quaest: 47% diz que Bolsonaro participou de ‘trama golpista’ e  50% que seria justo prendê-lo 


28/02/2024

O ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: Adriano Machado/Reuters)

Portal WSCOM

Pesquisa Quaest realizada para medir a repercussão da manifestação bolsonarista deste domingo (25) na Avenida Paulista, em São Paulo, mostra que para 68% o ato foi grande e garantiu, para 50%, um fortalecimento da imagem de Jair Bolsonaro (PL). Por outro lado, para 48%, o protesto “não terá influência” sobre a investigação da Polícia Federal contra Bolsonaro e aliados ou, para 34%, “deve acelerar o ritmo” das apurações.

O levantamento mostra que para 68% o ato bolsonarista foi grande, para 20% foi médio e para 6% pequeno. Não souberam ou não responderam somam 7%. Para 56% a manifestação esteve dentro dos limites da lei, enquanto 27% discordam. 16% não souberam ou não responderam. Bolsonaro saiu “mais forte” do ato na opinião de 50% dos entrevistados. 14% responderam “nem mais forte, nem mais fraco” e 26% “mais fraco”. 11% não souberam ou não responderam.

Sobre o impacto nas investigações sobre Bolsonaro e aliados por uma tentativa de golpe de Estado, para 34% a manifestação “deve acelerar o ritmo” das investigações, enquanto para 11% “deve reduzir o ritmo”. Para a maioria (48%), no entanto, o ato bolsonarista “não terá influência”. 6% não souberam ou não responderam.

Segundo a pesquisa, a maioria da população (53%) não acredita que Bolsonaro esteja sendo perseguido pela Justiça, como o ex-ocupante do Palácio do Planalto quer fazer crer. Os que acreditam na tese da perseguição representam 39%. 7% não souberam ou não responderam.

Afirmam que Jair Bolsonaro participou de uma trama golpista 47% dos entrevistados, enquanto discordam 40%. 13% não souberam ou não responderam. Metade (50%) da população ainda afirma que “seria justo” prendê-lo. Os que acham “injusto” são 39%. 10% não souberam ou não responderam.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre 25 e 27 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiabilidade é de 95%.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //